Neste sábado, 18/11, aconteceu a grande final do 5º Campeonato Mundial de Futsal de Surdos 2023, um dos principais eventos internacionais do calendário Surdolímpico.
E as meninas da Seleção Brasileira Feminina perderam nos pênaltis para o Japão, em uma partida emocionante, realizada na Farma Conde Arena, em São José dos Campos (SP). No tempo normal, as equipes empataram em 3 x 3. Já na prorrogação, as duas equipes marcaram e finalizaram a partida em 4 x 4. A derrota veio nos pênaltis, com o resultado de 3 convertidos para o Japão e 1 para o Brasil.
Apesar da derrota, o vice-campeonato foi comemorado porque a seleção fez uma grande atuação perante a torcida, que compareceu ao ginásio para prestigiar a equipe, liderada pelo técnico Vanderlan Silva.
Para a presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Diana Kyosen, a realização do campeonato no Brasil é um momento histórico. “É a 1ª vez que o Mundial acontece no Brasil e estamos muito felizes por receber em nossa casa mais de 400 surdoatletas e membros de comissões técnicas de 16 países.”
Diana aproveitou ainda para parabenizar a todos os envolvidos no evento. “Eu preciso agradecer a cada um que fez parte desse grande evento. A todos da equipe CBDS, aos voluntários que se dedicaram muito durante todos os dias, ao público que veio prestigiar as seleções e aos parceiros e patrocinadores, porque sem essas pessoas nada disso teria sido possível.”
No sábado, a partida entre Inglaterra 1 x 0 Alemanha definiu o 3º e o 4º lugar. Já na sexta-feira, 17/11, Argentina 1 x 3 Irlanda definiram o 5º e o 6º.
O Campeonato Mundial de Futsal de Surdos 2023 é um evento internacional realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) em parceria com o Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) e com apoio da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), da Prefeitura de São José dos Campos, do ICOM-Libras e da Associação de Atenção ao Deficiente Auditivo e Surdo (AADAS).
Finais do Masculino e Brasil em 6º lugar
Na manhã do sábado, a partida entre Kuwait 6 x 4 Brasil definiu o 5º e o 6º lugar. Com esse resultado, a equipe do técnico Lúcio Cruz encerrou sua participação no Mundial em 6º lugar. O jogo teve gols de Diogo Biason, Fabiano Silva, Matheus Gomes e Welton Rocha.
A grande final foi disputada por Irã 1 (3) x 1 (0) Suécia. Com a vitória sobre a Suécia, nos pênaltis, o Irã conquistou o título em uma partida emocionante, enquanto a Suécia ficou com o vice-campeonato.
A partida entre Tailândia 2 x 3 Japão definiu o 3º e 4º colocado, enquanto República Tcheca 5 x 2 Suíça definiu o 7º e o 8º.
Premiações
Durante a cerimônia de encerramento, o diretor de futsal do ICSD, Rosario de Caro, divulgou os destaques do campeonato:
Masculino
. Fair Play – Japão
. Melhor Técnico – Michel Basberber | Suécia
. Artilheiro – Ali Mahboubi | Irã | 8 gols
. Melhor jogador sub-21 – Amadeus Lantz | Suécia
. Melhor goleiro – Orihashi Masanori | Japão
. Melhor jogador – Aireza Mokhtarabadi | Irã
Feminino
. Fair Play – Japão
. Melhor Técnico – Yoshiki Yamamoto | Japão
. Artilheira – Suzana Alves | Brazil | 7 gols
. Melhor jogadora sub-21 – Maise O’Shea | Inglaterra
. Melhor goleira – Sarina Krieg | Alemanha
. Melhor jogadora – Laelen Brizola | Brasil
Confira a classificação geral:
Masculino
1º Irã
2º Suécia
3º Japão
Feminino
1º Japão
2º Brasil
3º Inglaterra
CRÉDITO/IMAGEM: A seleção feminina recebeu o troféu das mãos da presidente da CBDS, Diana Kyosen (Foto: Lidiana Matos | CBDS)