Festa na piscina para marcar o encerramento do Projeto Esporte em Rede/2023, que desde o começo desse ano vem atendendo pessoas com deficiência visual de Campinas, promovendo mais autonomia a elas. O Festival de Natação ocorrerá neste sábado, 02/12, a partir das 9 horas, na Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas.
O Projeto Esporte em Rede tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência visual por meio da inserção em práticas esportivas aquáticas. Ele é realizado pelo Centro Cultural Louis Braille de Campinas em parceria com o Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores e com a Associação Paraolímpica de Campinas e apoio da FEAC. Ao longo dos últimos oito meses, foi possível desenvolver técnicas esportivas, noção de espaço e garantir mais mobilidade e qualidade de vida às pessoas com deficiência. Natália Cortelazzi Roncato, professora do projeto, diz que a evolução dos alunos ao longo das atividades é expressiva. “É muito gratificante perceber que as pessoas que chegavam até aqui com ajuda, hoje, conseguem se locomover sozinhas, têm autonomia para entrar e sair da piscina”, comemora.
O projeto se dedicou a atender cerca de 50 pessoas com deficiência visual, a partir dos oito anos de idade, despertando em cada uma delas o interesse pelo esporte aquático, garantindo ainda mais qualidade de vida aos praticantes. Celine Pereira Costa, coordenadora do projeto, reforça a importância dos resultados não apenas para as pessoas com deficiência, mas para a sociedade como um todo. “A inclusão das pessoas com deficiência é um aprendizado coletivo. Ao incluirmos as pessoas, aprendemos a lidar com as diferenças e ampliamos a nossa experiência de vida”, pontua Celine.
Sobre o Instituto Louis Braille – O Centro Cultural Louis Braille de Campinas se dedica a desenvolver e incluir a pessoa com deficiência visual no meio social, oferecendo serviços e atividades educacionais, culturais, sociais e de bem-estar físico e psicológico.
Sobre a FEAC:
Sobre a Associação Paraolímpica de Campinas (APC) – Entidade não governamental de Campinas, que busca através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social desde 2007.
Sobre o Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores – Organização da Sociedade Civil (O SC), fundada em 1933, que até hoje atende gratuitamente pessoas com deficiência visual no município de Campinas.
Serviço:
Festival de Natação marca encerramento do Projeto Esporte em Rede
Data: 02/12
Horário: 9 horas
Local: Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas – Campus I