fbpx
  • qui. jul 4th, 2024

Virada Inclusiva nas Oficinas Culturais tem diversas atividades gratuitas em São Paulo

Virada Inclusiva nas Oficinas Culturais tem diversas atividades gratuitas em São Paulo

Em razão do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3/12), as Oficinas Culturais Maestro Juan SerranoOswald de Andrade Alfredo Volpi, integrantes de Oficinas Culturais, Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, terão uma agenda para a Virada Inclusiva 2023 que acontece nos dias 4 a 8 de dezembro. A iniciativa é da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SEDPcD) e promove uma série de atividades com o objetivo de debater o tema e promover a inclusão também em espaços culturais.

As atividades são gratuitas e dentre os destaques estão apresentações de teatro, desfile de moda, jogos, exposições e debates. Confira os detalhes, logo abaixo.

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

O projeto desenvolvido pela Oficina Cultural Maestro Juan Serrano, unidade localizada Cohab Taipas, é dedicado à criação de atividades para promover a inclusão cultural e social de todas as pessoas por meio de diversas modalidades artísticas. Os participantes terão a oportunidade de participar de Jogos de mesa tradicionais, como xadrez, dama, dominó, cartas, botão, tênis de mesa e outros. Será aberto ao público, por ordem de chegada, nos dias 4 a 8 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h. O objetivo é destacar o desenvolvimento cognitivo e a socialização que essas atividades proporcionam. Para garantir que todos tenham acesso à diversão, os materiais necessários serão disponibilizados gratuitamente.

exposição Luz no Escuro busca ultrapassar as limitações visuais, convidando o público a explorar o mundo através dos demais sentidos. Inspirada no Sistema Braille de leitura e escrita para cegos, método criado por Louis Braille, a exposição coloca os visitantes em um ambiente sem entrada de luz, onde a interação é totalmente sensorial. Durante os dias 4 a 8 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 20h, todos os convidados poderão mergulhar em um universo de descobertas por meio do toque e da percepção.

Já a apresentação teatral será no dia 5 de dezembro, terça-feira, a partir das 14h, com o espetáculo TDHA – Uma história de superação com Betinho, o Menino Valente. Com a direção da Triatos Produções Artísticas, esta peça traz uma lição de vida contra o bullying na escola, destacando a jornada de um menino com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDHA). A atração ainda explora personagens do circo, como o mágico e o palhaço, e recursos do teatro de bonecos e fantoches.

Em Rota Acessível: vivência cidadã, os frequentadores que enxergam (videntes) poderão ter uma parte da experiência das pessoas com deficiências visuais, ao utilizar os recursos de acessibilidade da unidade com uma venda nos olhos. Com coordenação do Fernando Bugnotti, deficiente visual há três décadas e profissional há mais de 15 anos na área de orientação e mobilidade em espaços públicos e privados, essa atividade do dia 8/12 busca destacar a funcionalidade das ferramentas acessíveis em pisos, escadas e rampas que ajudam na autonomia, segurança e no acesso aos patrimônios culturais feito por pessoas com limitações visuais. Serão duas sessões, uma a partir das 9h e outra com início às 13h30.

Oficina Cultural Oswald de Andrade 

A preparação do corpo, ritmo e a investigação do movimento serão praticados durante a Oficina para todos os corpos – dança, ministrado pelo bailarino e coreógrafo Marcos Abranches. Esta aula ocorre no dia 4 de dezembro, segunda-feira, das 10h30 às 13h30, com a dança como meio de inclusão, expressão corporal, experimentação e as diversas possibilidades do movimento.

Ministrado pela diretora teatral e dramaturga Cintia Alves e o professor de Libras e artista Fábio de Sá, a Oficina de prática teatral multicultural (surdos e ouvintes) acontece de 5 a 7 de dezembro, das 19h às 21h. A proposta é criar um espaço de diálogo prático entre pessoas surdas e ouvintes, promovendo a mediação cultural e artística.

Ainda na Oficina Cultural Oswald de Andrade, localizada no bairro Bom Retiro, próximo ao metrô Tiradentes, o Desfile: Collab Moda Inclusiva & Casa de Criadores ocorrerá em 12 de dezembro, às 19h, e traz 20 criações focadas em soluções inovadoras. Com a parceria da Casa de Criadores, o evento quebra estigmas associados à moda tradicional. Ao se dedicar à moda autoral no Brasil, o desfile une forças com o movimento de moda inclusivo por meio de roupas que as PCDs também podem expressar o próprio estilo criativamente e sem barreiras.

Oficina Cultural Alfredo Volpi

Na região de Itaquera, zona leste de São Paulo, a Oficina Cultural Alfredo Volpi, apresenta de forma online pela plataforma Zoom a Cultura Anticapacitista: uma virada na inclusão social, uma conversa sobre a inclusão cultural de pessoas com deficiências. Com a mediação de Francine Fernandes, arte educadora, produtora e curadora, e Patricia Ronis Godoy, educadora e pedagoga com experiência em educação inclusiva, este encontro está programado para 12 de dezembro, das 19h30 às 21h30.

A atividade reforça a importância da luta anticapacitista para que todas as pessoas possam se sentir incluídas nos espaços e atividades culturais da cidade, independente das limitações físicas e mentais. Durante o bate-papo, serão compartilhadas informações sobre as pessoas com diversos tipos de deficiências, evidenciando as necessidades para um atendimento eficaz. Além disso, o conceito de capacitismo será discutido e serão apresentadas formas de combate a esse preconceito.
 

Para conhecer a agenda completa dessas unidades, acesse o site do programa Oficinas Culturais. Todas as unidades disponibilizam rampa de acesso, banheiros adaptados para pessoas com deficiências (PCDs) e mobilidade reduzida. 

SERVIÇO:

OFICINA CULTURAL MAESTRO JUAN SERRANO

JOGOS TRADICIONAIS DE MESA
Coordenação: Equipe da Oficina Cultural Juan Serrano.
4/12 a 8/12 – segunda a sexta – 9h30 às 18h
Faixa etária: livre
Participação: por ordem de chegada

EXPOSIÇÃO SENSORIAL: LUZ NO ESCURO
Coordenação: Equipe da Oficina Cultural Juan Serrano.
4/12 a 8/12 – segunda a sexta – 9h30 às 20h
Faixa etária: Livre
Participação: por ordem de chegada

TDHA | UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO COM BETINHO, O MENINO VALENTE

Direção: Triatos Produções artísticas

5/12 – terça-feira – 14h às 15h
Faixa etária: livre
Participação: por ordem de chegada
Vagas :30

ROTA ACESSÍVEL: VIVÊNCIA CIDADÃ
Coordenação: Fernando Bugnotti
8/12 – sexta-feira. Manhã: 9h às 11h | Tarde: 13h30 às 15h30
Faixa etária: livre

20 vagas por período

————-

Rua Joaquim Pimentel, 200 – Cohab Taipas – São Paulo (Próximo a pontos de ônibus)

Telefone: (11) 3971-3640 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Para visitar a Oficina, agende antecipadamente pelo WhatsApp (11) 3971-3640.

No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;

Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes e barras de segurança no sanitário

Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas

OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

OFICINA PARA TODOS OS CORPOS

Coordenação: Marcos Abranches

4/12 – segunda-feira – 10h30 às 13h30

Inscrições abertas: até 1/12 – link aqui | Vagas: 20

OFICINA DE PRÁTICA TEATRAL MULTICULTURAL (SURDOS E OUVINTES)

Coordenação: Cintia Alves e Fábio de Sá

5 a 7/12 – terças-feiras e quintas-feiras – 19h às 21h

Inscrições abertas: até 3/12 – link aqui | Vagas: 15

DESFILE: COLLAB MODA INCLUSIVA & CASA DE CRIADORES

Coordenação:Daniela Auler, Marcelo Jabur e Gabriela Sanches

8/12 – sexta-feira – 19h às 19h30

Faixa etária: livre

Sem necessidade prévia de inscrição

—————

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo

Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.

Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.

OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI

CULTURA ANTICAPACITISTA: UMA VIRADA NA INCLUSÃO CULTURAL

Coordenação: Francine Fernandes e Patricia Ronis de Godoy

05/12 – terça-feira – 19h30 à 21h30

Faixa etária: livre

Inscrições abertas: até 1/12 – link aqui | Vagas: 15

Online: Plataforma Zoom

————-

Rua Américo Salvador Novelli, 416 — Itaquera — São Paulo

Telefone: (11) 2056-5028 | Horário de funcionamento: terças às quintas-feiras, das 10h às 21h30|

Sextas e Sábados das 10h às 18h.

Detalhes sobre os protocolos para visitas podem ser conferidos no site.

Acessibilidade: elevador, banheiro acessível para cadeirantes e rampa de acesso na entrada.

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.

Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário do Vale do Ribeira e MIA – Festival de Música Instrumental), Ciclo de Gestão Cultural, Ciclo de Cultura Tradicional, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *