fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência destaca os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência destaca os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência

Comemorado no dia 03 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência marca a luta pelos direitos e por mais inclusão desse público na sociedade, por meio da equidade. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com algum tipo de deficiência, física ou intelectual. Apesar dos avanços, ainda há muitos desafios a serem enfrentados.

Para garantir esses direitos, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional e internacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, doenças raras e Transtorno do Espectro Autista (TEA), possui um grupo de Autodefensoria. Composto por jovens, adolescentes e até idosos, ele tem como objetivo discutir os direitos das pessoas com deficiência e até mesmo atividades cotidianas e bem-estar, tais como casamento, namoro, paternidade, educação e inclusão profissional.

“Nós, pessoas com deficiência, temos nossos direitos. As pessoas tem que saber. Antes, eu sofria preconceito na escola e o grupo me ajudou a crescer meu pensamento e minha mentalidade e, cada vez mais, reconhecer as leis, além da importância de tratar as pessoas com deficiência como uma pessoa normal e não alguém com mentalidade baixa”, destaca Lucas Bueno de Camargo, que possui deficiência intelectual e é atuante no grupo de Autodefensoria do IJC.

Mesmo com o avanço nas discussões, Lucas afirma que o preconceito contra as pessoas com deficiência ainda está presente. “As pessoas minimizam quem tem deficiência e falam: ‘olha, que coitadinho’. Mas não é assim. Nós temos capacidade para lutar pelos nossos direitos”, reforça Lucas, revelando também o desejo de ingressar na política e, um dia, se tornar deputado.

O grupo de Autodefensoria faz parte do serviço de Defesa e Garantia de Direitos do IJC. Criado em 2004, ele visa promover, proteger, defender e colocar em prática os direitos das pessoas com deficiência intelectual por meio da prestação de serviços voltados ao enfrentamento das desigualdades sociais, sempre em conjunto com os órgãos públicos e outras organizações sociais.

O serviço é reconhecido internacionalmente. Por meio da área de Defesa e Garantia de Direitos, o Instituto participou da 16ª Conferência da ONU sobre direitos das pessoas com deficiência, em Nova York (EUA), integrou a reunião do Civil20, grupo de engajamento oficial do G20, em Nova Delhi (Índia), e venceu o Prêmio de Contribuições Significativas, da Rehabilitation International, em evento na China, com o Programa de Autodefensoria. Quem teve lugar de fala em ambos os palanques foi o Roni Novaes, funcionário do IJC que tem deficiência intelectual: “nada de nós sem nós”.

“O trabalho realizado pela área de Autodefensoria do IJC garante que as pessoas com deficiência compreendam e lutem seus direitos, podendo participar de diversas esferas da sociedade”, completa Ronie Novaes, autodefensor do IJC.


Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *