Na semana de comemoração do Dia Internacional da pessoa com deficiência (03/12), o Instituto Mano Down – organização sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual; vai premiar empresas, dos mais diversos segmentos e portes, e pessoas que se destacaram
em 2022/2023 com práticas de inclusão e responsabilidade social.
A cerimônia de premiação também contará com o lançamento do projeto Avante +1000, para ampliação das atividades e da capacidade de atendimento da Instituição. O evento será realizado no dia 05 de dezembro, às 11h30, no Ginásio Poliesportivo Mais Acessível – Avenida do Contorno, 2655, Santa Efigênia – Belo Horizonte, Minas Gerais.
A iniciativa já está na 4ª edição e mantém o propósito de reconhecer e estimular as práticas inclusivas, de pessoas e empresas, que incentivam projetos, apadrinham crianças e contribuem para o desenvolvimento, autonomia e inclusão de pessoas com síndrome de Down (T21) e outras deficiências intelectuais e suas famílias. Atualmente são mais de 900 famílias atendidas pela instituição, que trabalha em toda a jornada de vida das pessoas com deficiência.
Esse ano as empresas e pessoas serão contempladas nas categorias: Propósito, Oportunidade, Legado, Talento, Pessoa Amiga, Inovação, Marketing e Doador do Ano. A seleção é feita a partir da participação, engajamento, apoio institucional e incentivo financeiro das empresas e pessoas nos projetos sociais do Mano Down.
Para 2022/2023, entre as contempladas estão empresas dos mais diversos segmentos e tamanhos, tais como: Drogasil, Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Grupo Zelo, Unilever, CNH Capital, New Holland Brasil, Minasligas, Localiza, Blip, Hotmart, Vale, White Martins, Drogaria Pacheco, Cedro Mineração, Hypopharma, State Grid, Tracbel, WLM Indústria, BTG Pactual, Vallourec, Cimento Nacional, CI&T, entre outras.
Já entre as personalidades contempladas destacam-se Bruno Carneiro (CEO Black Sheep), Luis Fernando Porto (vice-presidente do Conselho da Localiza), Sabrica Zica (Conselheira Minasligas), Lucas Miranda (GrupoZelo e Impacto Investimentos), Angela Dariva (influenciadora digital), Tais Michel (influenciadora digital), Daniela (Boca do Forno), Gérson Melo (CEO TOTVs), Luisa Camargos (influenciadora digital), Domingos Horta, entre outros.
Para Leonardo Gontijo, presidente e fundador do instituto Mano Down, o selo é um reconhecimento e uma forma de mostrar para a sociedade as pessoas e empresas que entenderam o seu papel de responsabilidade social e abraçaram a causa da inclusão de pessoas com deficiência intelectual.
“As pessoas e empresas que receberão o Selo 2022/2023 fizeram a diferença na vida de centenas de famílias atendidas pelo Instituto Mano Down. Seja ao apadrinhar uma criança, promover a inclusão no mercado de trabalho, trazer inovações para a instituição, incentivar financeiramente algum dos nossos projetos ou nos apoiar institucionalmente, elas estão nos ajudando a dar oportunidades e transformar vidas. O selo vem para certificar esse comprometimento com a causa social e queremos estimular mais empresas e pessoas a nos ajudarem a construir uma sociedade mais inclusiva”, reforça Leonardo.
Para ser premiada, a empresa ou personalidade deverá atender a pelo menos 2 dos critérios básicos, que incluem: promover a diversidade ou ações voluntárias, apadrinhamento ou investimento direto, incentivo financeiro a projetos sociais (renúncia fiscal), apoio institucional e de divulgação da causa, proporcionar oportunidades para pessoas com deficiência intelectual – contratação de profissionais com deficiência ou serviços Mano Down.
SERVIÇOS
DATA: 05 de dezembro
HORÁRIO: 11h30
LOCAL: Ginásio Poliesportivo Mais Acessível – Avenida do Contorno, 2655, Santa
Efigênia – Belo Horizonte, Minas Gerais.