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  • sáb. out 5th, 2024

Especialista aponta nove estratégias essenciais para lidar com alunos com autismo

Especialista aponta nove estratégias essenciais para lidar com alunos com autismo

Lidar com alunos que possuem TEA (Transtorno do Espectro Austista) requer abordagens pedagógicas diferenciadas, já que é necessário proporcionar um ambiente de aprendizagem mais enriquecedor para estimular esses alunos.
 

De acordo com Mara Duarte, especialista em neuropedagogia e diretora de educação do Grupo Rhema de Educação, é necessário entender que crianças com autismo conseguem realizar atividades complexas, mas, para isso, os professores precisam estar munidos de conhecimento e métodos que ajudem na sua evolução. “Procuramos auxiliar os profissionais a aprofundarem seus conhecimentos, para se tornarem referência em educação inclusiva”, explica.
 

Segundo Mara, é preciso aprender e utilizar em aula métodos inovadores e inclusivos para garantir a formação de um ambiente educacional que atenda às necessidades específicas desses alunos. “O objetivo é sempre promover a inclusão e o desenvolvimento pleno de cada estudante”, afirma.

Confira nove estratégias que podem ser usadas em sala de aula quando há alunos com autismo:

  1. Evite comparações com os demais alunos: Cada aluno é único, assim como um aluno com TEA também tem suas dificuldades e desafios a vencer.
  2. Proponha tarefas breves e de curta duração: Costuma funcionar melhor com alunos portadores do Transtorno.
  3. Encoraje esses alunos a aprender de forma independente: Alunos com TEA têm muita capacidade de aprender, ainda que precisem de um pouco mais de tempo em certas situações, por isso devem ser encorajados.
  4. Dê condições para a autocorreção: Eles podem e devem ter a oportunidade de entender e corrigir os erros cometidos.
  5. Ofereça atenção individualizada: Muitas vezes é necessário um pouco mais de atenção por parte do professor.
  6. Adote uma sequência gradativa de conteúdos: Manter a ordem é importante para alunos com esse perfil.
  7. Retome conteúdos trabalhados anteriormente através de atividades complementares e revisão de conteúdos ministrados: A revisão é importante para relembrar aprendizados.
  8. Introduza atividades alternativas às previstas, bem como outras complementares ao planejamento inicial: É preciso se preparar para não deixar as aulas engessadas.
  9. Dê aos alunos ordens claras e sequenciais com explicações objetivas e linguagem de fácil entendimento: Os alunos com TEA precisam de uma linguagem simples e direta para maior compreensão.

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