fbpx
  • qui. set 19th, 2024

Vale PCD lança cartilha para promoção da inclusão com orientações anti capacitistas 

Vale PCD lança cartilha para promoção da inclusão com orientações anti capacitistas

A ONG Vale PCD, lança gratuitamente a cartilha intitulada ‘Pessoas com Deficiência: Mercado de Trabalho e o Combate ao Capacitismo’. Este é um projeto pessoal, desenvolvido sem recursos financeiros e sem fins comerciais. Nosso propósito é contribuir para a construção de ambientes inclusivos, diversificados e livres de preconceitos, onde todas as pessoas sejam valorizadas e respeitadas em sua singularidade”, diz Jully Neves, consultora e especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão, gestora de projeto de impacto, autora e idealizadora da cartilha, diretora Vale PCD. 

“A gente quer cada vez mais trazer informação, conscientização, para onde as pessoas com deficiência podem denunciar, onde elas podem saber quais são os seus direitos, quais são os seus acessos, as suas equidades e os seus poderes, para ter mais cidadania”, afirma Julia Piccolomini, revisora técnica da cartilha, diretora da ONG e líder do programa de orientação profissional. 

A cartilha apresenta uma abordagem informativa sobre diversos aspectos da acessibilidade, direitos, capacitismo e do mercado de trabalho para pessoas com deficiência e outros assuntos pertinentes às PcD. Com projeto gráfico e diagramação de Luciana Terra, fundadora da Mútua Criativa, a cartilha está disponível no site da ONG (www.valepcd.com.br).  

https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/FMfcgzGwHxqJfPnLdLjjwDkDBBnKHvCQ?projector=1&messagePartId=0.1

Sobre a Vale PCD   

Vale PCD surgiu a partir da inquietação de não existir um coletivo que falasse sobre a interseccionalidade das pessoas com deficiência que são LGBTQIA+. Criado a partir do programa de embaixadores da TODXS Brasil, em 2019. Em 2020, com o apoio do Programa Impacto, o projeto se torna uma organização da sociedade civil. Hoje, a diretoria e produtores de conteúdo são formados por PcDs LGBTQIA+ e é referência em inclusão e em trabalhos direcionados para os dois recortes, promovendo a visibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência LGBTI+, por meio de projetos e da conscientização nas redes sociais, no mercado corporativo e em grandes eventos de entretenimento para diagnosticar a acessibilidade.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *