A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, localizada na Cidade Tiradentes, em São Paulo, recebeu James Capelli, autor do livro “O Trombone” , para uma palestra para alunos do ensino fundamental. Na ocasião, foram distribuídos mais de mil exemplares da obra.
O livro conta a inspiradora história de Padma, um garoto que nasceu completamente mudo e que, graças à dedicação de uma professora, descobre ter um talento nato para a música, mostrando que nada é impossível se você luta pelo que acredita.
O autor fez uma visita à escola no dia 07 de dezembro, em um evento promovido pelo Instituto Melhores Dias, organização sem fins lucrativos que trabalha para fortalecer comunidades por meio de parcerias e programas que melhoram a qualidade de vida de adultos e crianças, e as empresas Adeste e Allcare.
“Ali pude contar um pouco sobre o processo de criação do livro, mas também conscientizar esses jovens sobre a importância de persistir nos seus sonhos e acreditar. Foi uma experiência muito rica, pois vimos aqueles jovens completamente envolvidos com a história”, destaca o autor James Capelli.
Essa edição foi subsidiada pela Lei Rouanet e contou com ilustrações do renomado artista Ricardo Girotto, que criou todos os desenhos e personagens a partir de materiais reciclados.
A aluna Larissa Cavalcante, de 14 anos, disse que gostou muito da oportunidade de estar com o autor. “Eu gosto muito de ler e ouvir o James contando como foi o processo de criação, me deixou bastante envolvida e vai servir de inspiração para eu apresentar meus trabalhos também”, destaca.
Plataformas digitais
Para dar mais acesso ao conteúdo, o Instituto Melhores Dias lançou a versão em audiolivro, disponível no youtube e criou o podcast IMDCast, que traz entrevistas com a audiodescritora e o ilustrador de “O Trombone”.
Sobre o Instituto: O IMD (Instituto Melhores Dias) é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que atua no Brasil desde 1993 trabalhando para fortalecer comunidades por meio de parcerias e programas que melhoram a qualidade de vida de adultos e crianças.
A instituição oferece ferramentas para construção de um futuro melhor, com mais informação e qualidade de vida. Além de criar estratégias e intervenções que mudam hábitos das comunidades, aumentam o conhecimento sobre comportamentos mais saudáveis, conscientizam sobre qualidade de vida, sustentabilidade e prevenção de doenças.
Os programas da organização já beneficiaram 3,5 milhões de crianças e 14 milhões de brasileiros.