fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Programa de educação inclusiva para pessoas com deficiência é vencedora do Zero Project Award

Programa de educação inclusiva para pessoas com deficiência é vencedora do Zero Project Award

O programa de Atendimento Educacional Especializado (AEE), do Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, é uma das iniciativas vencedoras do Zero Project Award 2023. O programa do IJC tem como objetivo promover a educação inclusiva e a inserção de pessoas com deficiência intelectual em todas as esferas sociais.


Realizada anualmente, a premiação avalia iniciativas em todo o mundo que estejam relacionadas aos direitos das pessoas com deficiência. O prêmio é promovido pelo Zero Project, projeto criado em 2008 pela Fundação Essl, sediada na Áustria, com o objetivo de contribuir para a implementação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, focando em temas como educação, emprego e acessibilidade.


Nesta edição, de acordo com a organização do prêmio, 526 iniciativas de 97 países foram apresentadas para a chamada de nomeações deste ano (#ZeroCall24). Desse total, foram selecionadas 77 soluções inovadoras de 43 países e o IJC foi uma das três iniciativas do Brasil nomeadas vencedoras.


“Aqui no IJC, a educação inclusiva faz parte de um nos nossos quatro pilares, sendo parte do pilar de Inclusão Social. Trabalhamos para reunir todos os alunos em sala de aula comum e trazer a diversidade para a prática; contribuindo para o desenvolvimento da cidadania e dando um passo em direção a uma sociedade mais inclusiva e com oportunidade para todas as pessoas. O reconhecimento internacional proporcionado pelo prêmio reforça o compromisso do Instituto Jô Clemente (IJC) na promoção de uma sociedade mais inclusiva e acessível, e ressalta que a verdadeira mudança começa na educação”, comenta Roseli Olher, supervisora da área Educacional do Instituto.


A cerimônia de premiação ocorrerá durante a Zero Project Conference, encontro anual sobre inclusão de pessoas com deficiência, entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2024, no escritório da Organização das Nações Unidas (ONU), em Viena, na Áustria.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, o Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras. É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a deficiência intelectual se não tratadas corretamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *