O Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho Acessível (DEJT Acessível) do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (Paraíba) foi reconhecido mais uma vez. O projeto idealizado pelo gestor do Núcleo de Publicação e Informação (NUPI), Rômulo Carvalho, e desenvolvido pelo coordenador de Desenvolvimento e Sustentação de Sistemas da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), Emerson Araújo, ganhou o Prêmio CONIP de Excelência em Gestão Pública 2023, na categoria Serviços ao Cidadão.
A cerimônia ocorreu no auditório da FIA Business School, em Pinheiros, São Paulo, logo após uma série de apresentações dos finalistas que concorriam ao prêmio. O DEJT Acessível se destacou por promover a inclusão de pessoas cegas e de baixa visão ao tornar o diário eletrônico mais acessível na medida em que, tanto o caderno judicial quanto o administrativo, passaram a contar com versões no formato HTML, facilitando a interpretação de seu conteúdo por meio de tecnologias assistivas.
O DEJT do TRT-13 é o primeiro diário oficial do Poder Judiciário no Brasil a fornecer esse tipo de suporte para pessoas com deficiência visual.
A iniciativa é agora reconhecida nacionalmente pela terceira vez, pois já havia sido premiada no Fórum Internacional de Inovação (FIJI), organizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e pelo Prêmio Justiça do Trabalho Acessível, organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). “É uma alegria imensa receber esse prêmio de uma banca avaliadora como a do CONIP, que traz um rigor técnico grande. É o sinal de que estamos no caminho certo. Já dá para pedir música no Fantástico!”, brincou Rômulo Carvalho, empolgado com a vitória.
O TRT-13 também contou com mais um finalista no CONIP, o Assistente de Localização Interna Acessível (ALIA), solução de baixo custo que busca facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual à Justiça do Trabalho. Os finalistas foram parabenizados pelo curador do Prêmio CONIP 2023, Vagner Diniz. “São iniciativas transformadoras, que, independente de serem premiadas, podem ser inspiradoras para diversas instituições e empresas”, salientou.
Conip
O Prêmio CONIP de Excelência em Gestão Pública é realizado desde 1998 como parte do Congresso de Inovação no Poder Judiciário e Controle. A premiação reconhece as melhores iniciativas que utilizam a tecnologia da informação para inovação e melhoria dos serviços públicos.
Fonte: TRT da 13ª Região (PB)