Inovação, tecnologia e criatividade aplicadas em projetos necessários para resolver problemas diversos da comunidade. Esta é a proposta da Bionic Girls, equipe formada por quatro adolescentes com deficiência auditiva que se uniram em busca de uma solução que proporcionasse maior autonomia e segurança frente à dificuldade em escutar sons.
A iniciativa foi o desenvolvimento do aplicativo “Connect Sounds”, que, conectado a uma pulseira, emite sinais que auxiliam a identificar possíveis situações de risco. O tema integra a programação do POW, festival de criatividade, inovação e cultura que aconteceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
A palestra em que as integrantes do Bionic Girls, Isabella Fridman Rosenberg e Heloisa Arevalo Leite, falaram sobre o desenvolvimento do “Connect Sounds” aconteceu no dia 09.
O projeto acaba de ser premiado na categoria júnior da competição internacional Technovation Girls 2023, que incentiva jovens garotas a empreender e aplicar habilidades necessárias para resolver problemas reais por meio da tecnologia. “Vencer o prêmio serviu de motivação para continuarmos nos dedicando a esse trabalho. Estamos desenvolvendo algo que é útil para toda a sociedade, para ajudar outras pessoas e salvar vidas. Agora, o desafio é fazer ajustes no protótipo e conseguir investimento para que ele seja produzido em larga escala”, contam as representantes do grupo.
Sobre o evento
O POW Festival aconteceu nos dias 09 e 10 de dezembro no Instituto SEB – A Fábrica.
A 1ª edição do POW FESTIVAL tem realização do Instituto SEB e produção e curadoria da Zupi Live, empresa que organiza o Festival Pixel Show na capital paulista, um dos mais famosos do país.
Acompanhe, também, as redes sociais: Instagram/@pow_festival e TikTok/@powfestival.