fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

IOS reúne empresas de tecnologia e organizações sociais no evento CriaTech, interior de São Paulo

ByJornalismo Diário PcD

dez 27, 2023
IOS reúne empresas de tecnologia e organizações sociais no evento CriaTech, interior de São Paulo

O Instituto da Oportunidade Social (IOS) – que há 25 anos já formou mais de 43 mil jovens e pessoas com deficiência para o mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos – reuniu em Hortolândia, interior de SP, empresas de diversos setores e organizações sociais, como: TOTVS Interior Paulista e Triângulo Mineiro, IBM, Wickbold, CIEE, ODATA, IATec, ACIAH – Associação Comercial de Hortolândia, ISBET, Mylead, Renapsi e Crespo e Caires Advocacia e Núcleo Vinde a Mim para o CriaTech, evento que apresenta os melhores trabalhos de conclusão realizados pelos alunos formados pelo IOS neste semestre.
 

Na abertura do evento, aconteceu o painel “Os Desafios para a Atração e Desenvolvimento de Talentos”que trouxereflexões sobre o desenvolvimento dos novos profissionais para o mercado de trabalho e contou com a participação de Daniela Faria, Gerente Executiva de RH na TOTVS, Crislaine Silva e Juliana Almeida, ambas Talent Acquisition Advisor na Dell e mediação de Salomão Lima, Coordenador de Relações Institucionais no IOS.
 

Após o painel de abertura, cerca de 20 alunos do curso de Suporte em TI, da unidade do IOS em Hortolândia, São Paulo, apresentaram seus trabalhos para uma banca avaliadora composta por representantes das empresas: TOTVS, Dell e Crespo Caires Advocacia. Na proposta os jovens apresentam soluções para um sistema, com base nos conteúdos e vivências desenvolvidos em sala de aula.
 

A grade curricular dos cursos do IOS, além de conceitos administrativos com aulas práticas em softwares de gestão empresarial, Língua Portuguesa e Matemática, Empregabilidade, Cidadania e Comportamento (Soft Skills) também é contemplado conceitos e práticas de vivência corporativa, que ensinam o aluno elaborar e-mails, apresentações, participar de reuniões, ter visão do negócio e até desenvolver o briefing de um produto.

Com 25 anos de atuação, o IOS já formou mais de 43 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Cliente, com índices de empregabilidade de 70% após a formação e colaborando com a ampliação da renda familiar em até 63%.
 

“Um evento como o CriaTech, celebra e reconhece a potência do jovem de hoje. Contar com a presença de empresas e organizações sociais, significa a união de forças para promover melhores oportunidades para eles, aliando diversidade e inovação”, conclui Kelly Lopes, superintendente do IOS.

Sobre o IOS

Há 25 anos comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas com deficiência que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, o IOS desenvolve projetos de formação profissional gratuita em temas variados. “Administração” e “Tecnologia” compõem a grade de cursos, além do enfoque comportamental. Está entre as melhores ONGs do mundo de acordo com o ranking TheDotGood e qualificado como Entidade Beneficente de Assistência Social certificada pelo CEBAS, o IOS já formou mais de 42 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora -, Dell, Microsoft e Zendesk. Juntam-se a este grupo empresas que realizam doações via Incentivo Fiscal, como a BASF, Brasilprev, BRQ, CTG, IBM, Instituto Center Norte, Mercado Livre, 99 App, Clear Corretora, entre outras.

IMAGEM/CRÉDITO: Representantes das empresas e alunos formados pelo Instituto da Oportunidade Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *