fbpx
  • sáb. out 5th, 2024

Real Betis instala em estádio primeira sala sensorial da Espanha para pessoas com autismo

Real Betis instala em estádio primeira sala sensorial da Espanha para pessoas com autismo

A recente partida da LALIGA EA SPORTS entre o Real Betis e a UD Las Palmas foi mais do que um jogo regular. Foi chamado de “Jogo para Deficiência”, pois o Real Betis reuniu diversas iniciativas para destacar e mostrar de que maneiras o clube tornou o Estádio Benito Villamarín um dos estádios mais acolhedores do mundo para torcedores de futebol com diversidade funcional.
 

Desde que o Real Betis criou seu Departamento de Deficiência em 2016, o clube andaluz tem dedicado recursos significativos para melhorar a experiência dos torcedores que precisam de um pouco mais de assistência para aproveitar o futebol ao máximo. Os avanços feitos pelo clube ajudam a tornar cada partida em casa mais inclusiva, e o Real Betis procura destacar esse progresso a cada temporada com um “Jogo para Deficiência”, geralmente realizado próximo ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.

Na temporada passada, o clube sediou o que foi amplamente chamado de “o jogo mais inclusivo do mundo”, quando enfrentou o Real Valladolid e quebrou o recorde mundial do maior número de torcedores com diversidade funcional nas arquibancadas, com 1.740 pessoas. Contra a UD Las Palmas nesta temporada, o clube destacou ainda mais seus esforços de inclusividade, mostrando que o Real Betis é o primeiro clube na Espanha a ter uma sala sensorial no estádio para ajudar pessoas com autismo a aproveitarem o jogo de maneira confortável.
 

A sala sensorial provou ser um grande sucesso. Como explicou o clube: “As crianças que estiveram presentes na inauguração desta sala receberam essa iniciativa com entusiasmo. Elas puderam brincar e aproveitar o jogo sem o ruído externo que às vezes pode ser ameaçador, irritante ou exaustivo. Desde o lançamento, recebemos muitos pedidos de fãs que querem que seus filhos desfrutem desse serviço. Também recebemos mensagens de agradecimento e notamos o orgulho de nossos fãs nas redes sociais e na cobertura midiática.”
 

A sala sensorial é apenas uma das muitas maneiras pelas quais o Real Betis se esforça para tornar o Estádio Benito Villamarín o mais acolhedor possível. O clube também disponibilizou kits sensoriais gratuitos para esses fãs, aumentou a acessibilidade para usuários de cadeira de rodas, lançou um projeto de descrição de áudio e muito mais. E, no dia da partida contra a UD Las Palmas, houve um show de dança flamenca inclusivo antes do jogo, uma interpretação em larga escala da língua de sinais do hino e os jogadores vestiram camisas com seus números exibidos como no teste de Ishihara, um teste usado para detectar deficiências de cor vermelho-verde.
 

O clube afirmou: “O principal objetivo é tornar o futebol um evento 100% inclusivo. Não queremos que nenhum torcedor fique em casa e deixe de aproveitar assistir à equipe no Estádio Benito Villamarín devido a barreiras como o acesso ao estádio ou deficiências como o autismo. Por isso, temos um departamento de deficiência há oito temporadas, para atender a todos os fãs que precisam de nós e facilitar para eles aproveitarem nossos jogos.”
 

Eles continuaram: “Desde a criação deste departamento, o acesso foi melhorado, lançamos serviços como acompanhamento dos fãs até seus assentos ou fornecimento de kits sensoriais para pessoas com autismo e disponibilizamos ingressos acessíveis.”

Real Betis: Um clube utilizando o alcance do futebol para fazer a diferença

Cabe ressaltar que esta iniciativa não é a única que o Real Betis implementou em um dia de jogo no Estádio Benito Villamarín. Por exemplo, o Real Betis também sediou um “jogo pela sustentabilidade” nas últimas duas temporadas, durante o qual o clube organizou várias iniciativas para destacar e incentivar os fãs a cuidarem do planeta.

Como o clube concluiu: “Através de nossa Fundação, queremos ser líderes em nosso campo no sentido social e continuar representando nossos fãs. Queremos que os torcedores do Real Betis sintam orgulho de serem Béticos também por como ajudamos as pessoas necessitadas. Continuaremos trabalhando pelo bem-estar de crianças, idosos, aqueles que estão passando por momentos difíceis e nosso planeta. O Real Betis é mais do que futebol, e tentamos mostrar isso a cada temporada através da Fundação Real Betis Balompié. Temos que aproveitar o poder que o futebol tem para fazer a diferença.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *