fbpx
  • sex. nov 15th, 2024

2º Congresso de Doenças Raras “Alex Garcia” acontece em fevereiro

ByJornalismo Diário PcD

jan 26, 2024
2º Congresso de Doenças Raras "Alex Garcia" acontece em fevereiro

INOVAÇÕES, GENÉTICA E CUIDADOS PARA 13 MILHÕES DE BRASILEIROS COM CONDIÇÕES RARAS DE SAÚDE. EVENTO TERÁ COBERTURA DO DIÁRIO PcD

No próximo dia 29 de fevereiro, uma data rara no calendário, o 2º Congresso de Doenças Raras “Alex Garcia” reunirá profissionais de saúde, pesquisadores, pacientes raros e ultrarraros, bem como representantes de organizações governamentais e não governamentais.

O evento acontecerá de forma presencial e online, transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Diário PcD, das 10h30 às 12h30 e das 14h às 17horas.

O congresso presencial será realizado no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região/ Espaço da Cidadania – localizado na Rua Erasmo Braga, 307, 3º Andar – Pres. Altino, Osasco – SP e também disponível ao vivo pelo youtube.

O público-alvo abrange profissionais de saúde especializados em doenças raras, pesquisadores, pacientes raros e suas famílias, representantes de organizações governamentais e não governamentais, além do público em geral, cuidadores, profissionais da educação, direito, psicologia, empreendedorismo e estudantes.

O congresso contará com a presença de renomados palestrantes raros, incluindo o Professor Alex Garcia, uma das pessoas surdocegas mais conhecidas no mundo e fundador-presidente da Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes – AGAPASM.

Outros temas abordados incluem educação especial inclusiva, direitos, saúde genética, empreendedorismo feminino raro, entre outros palestrantes confirmados:

Educação Especial Inclusiva: Prof. Alex Garcia

Direitos: Dr. Pedro Mendes F.Neto

Saúde Geneticista: Dra. Têmis Maria Félix (Raros de alta complexidade)

Depoimento: Pamela Pimentel

Empreendedorismo Feminino Raro: Ana Luh Garritano – Professora de Moda com doença rara, modelo inclusiva e blogueira: e Grace Santos – Empreendedora Rara

SERVIÇO:

Data: 29 de fevereiro de 2024 – Dia Mundial das Doenças Raras

Horário: 10h30 às 12h30 e das 14h às 17h

Inscrição presencial ou online: https://www.sympla.com.br/congresso-de-doencas-raras-alex-garcia__2321257

Local: Auditório Sindicato Metalúrgicos/Espaço da Cidadania – Rua Erasmo Braga, 307, 3º Andar – Pres. Altino, Osasco – SP

Entrada: Gratuita mediante a doação de 1 Kg de alimento para a “AMAMOS” – Casa de Acolhimento para Crianças e Adolescentes de Osasco/SP. (Doação voluntária)

O evento terá cobertura do Diário PcD, liderada pelo jornalista anticapacitista Abrão Dib Júnior, com mais de 19,8 mil inscritos no canal no Youtube. A cobertura incluirá comunicação acessível, com guias-intérpretes, audiodescrição, libras e monitores.

Participe deste evento inovador e inclusivo, contribuindo para a conscientização e avanço no cuidado de 13 milhões de brasileiros com condições raras de saúde.

Para assistir acesse o youtube: https://www.youtube.com/@DiarioPcD

Realização e produção: Tudo Sobre Inclusão Consultoria e MC Consultoria.

Contato: Cristiane Mayworm Celular: +55 11 91008-7477 contato@tudosobreinclusao.com  

SITE: www.tudosobreinclusao.com  

  • QUEM É ALEX GARCIA?

O “Gaúcho” Alex Garcia é uma das Pessoas Surdocegas, com Hidrocefalia e com Doença Rara, mais conhecida no Mundo.

Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS. Foi a primeira Pessoa Surdocega, com Hidrocefalia e com Doença Rara, no Brasil, que se Pós-graduou (Nível de Especialização) em uma Universidade.

Fundador-presidente da Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes – AGAPASM, Alex Garcia foi a única pessoa surdocega do mundo a participar da Reunião de Alto Nível sobre Deficiência e Desenvolvimento “O caminho a seguir: Agenda de Desenvolvimento Inclusivo em Deficiência para 2015 e além” realizada no ano de 2013 na sede da ONU em Nova York.

Pioneiro no Brasil ao desenvolver a primeira pesquisa em campo para localização de Surdocegos, que abrangeu o Estado do Rio Grande do Sul e teve como principais apoiadores a Federação Sueca de Surdocegos e a Federação Mundial de Surdocegos. É considerado o “Pai” da Surdocegueira no Rio Grande do Sul. Desde 2004, de forma voluntária, pela primeira vez no Brasil, estruturou o trabalho de atendimento domiciliar com as famílias de Surdocegos para informações e orientações educacionais, encaminhamentos médicos e sociais. E acima de tudo, preparação de profissionais para atuação com Surdocegos em seus locais de origem, adaptando locais e programas especiais em escolas de ensino regular ou especial.

Escritor, é a primeira Pessoa Surdocega a escrever um livro sobre Educação na América Latina. Sua obra “Surdocegueira: empírica e científica” foi editada em 2008. Em 2010 editou a obra infantil “A Grande Revolução” e em 2014 editou a obra “Além de existir devemos ser”. Jamais abdicando de sua autonomia, Alex Garcia é registrado na biblioteca nacional como editor pessoa física – Prefixo Editorial 908690. Em 2009 venceu o Prêmio Sentidos, concurso nacional promovido pela Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência – Avape, Revista Sentidos e Rede Record de Rádio e Televisão, sendo sua história de superação eleita a maior do ano no Brasil.

É Rotariano Honorário – Rotary Club de São Luiz Gonzaga/RS. Foi a primeira Pessoa Surdocega a ser aluno da Mobility International USA – MIUSA em 27 anos de história dessa organização. Foi a primeira Pessoa Surdocega, no Brasil e América Latina, a ministrar curso de formação de professores com total autonomia, em Cuiabá/MT e foi, a primeira Pessoa Surdocega, no Brasil a ministrar curso de formação de professores e ter como alunos duas pessoas com deficiência (uma jovem educadora cega e um jovem educador surdo). Este momento aconteceu em Niterói/RJ.

Colunista da Revista Reação desde o ano de 2009, do Diário PcD e com informativos diários sobre Educação Inclusiva, Inclusão e outros. Foi o proponente, no ano de 2013, da Audiência pública para tratar da inclusão social da Pessoa com Surdocegueira – Primeira audiência à tratar do tema na história do Brasil.

É ativo (participante e colaborador) do Fórum da “International Disability Alliance – IDA”. Alex Garcia foi um dos vencedores, na categoria “Personalidades”, do Prêmio Brasil Mais Inclusão 2016. Alex Garcia é membro da ADBN – Acquired Deafblindness Network.

Consultor e Gestor de Qualidade Semearhis: https://semearhis.com.br/ e Consultor da Tudo Sobre Inclusão Consultoria:  https://www.tudosobreinclusao.com/.

Saiba mais sobre Alex Garcia

Site Agapasm www.agapasm.com.br

E-mail agapasm@agapasm.com.br

Whatsapp +55 (55) 9 9229 4114

CV Lattes [http://lattes.cnpq.br/4055194419684987]

Facebook Alex Garcia [www.facebook.com/alex.surdocego]

Facebook Agapasm [www.facebook.com/agapasm]

You Tube [www.youtube.com/user/alexsurdocego/videos]

O que é a organizadora TIC?

Um hub de consultoria e prestação de serviços com especialistas com e sem deficiência, com doenças raras e a beleza da diversidade humana. A TIC está baseada em São Paulo e região metropolitana com consultores em diversas cidades em todos os estados brasileiros. Serviço são realizados pessoalmente ou virtualmente.

Com cursos e palestras que impulsionam empresas a se destacarem em mercados desafiadores. Focados em elevar produtividade, competitividade e a adoção da Agenda ESG – Ambiental, Social e de Governança.

Promove excelência em áreas como capital humano, gestão, capacitação e valores como diversidade, equidade, sustentabilidade e inovação. Site: www.tudosobreinclusao.com  

Atualizado em janeiro/2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *