Através de uma parceria entre o AgroGalaxy e a Incentiv, ao longo de 4 meses, foi realizada uma jornada de aceleração social que incluiu a capacitação em leis de incentivo e aprendizagem para 9 unidades da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e o Instituto AgroGalaxy, em 9 cidades, de 7 estados brasileiros.
O objetivo principal foi fortalecer a autonomia financeira e aprimorar a capacidade de elaborar projetos sociais e culturais dessas instituições. “Estamos certos de que esses conhecimentos irão contribuir para expansão de nosso impacto social e dar mais um passo significativo em direção à construção de um futuro mais inclusivo e sustentável para todos”, afirma Monica Alcantara, Gerente de Sustentabilidade do AgroGalaxy.
Referência em leis de incentivo no Brasil, a Incentiv foi responsável pela realização da formação que teve financiamento do AgroGalaxy. Durante os encontros, que totalizaram mais 18 horas com especialistas, foram apresentados conteúdos diversos que incluiram, desde uma visão geral sobre leis de incentivo, com aprofundamento maior sobre a Lei Federal da Cultura (Lei Rouanet), bem como orientações práticas sobre como elaborar e inscrever projetos incentivados. Além de promover a conexão entre empresas e projetos, a Incentiv também vem se destacando no campo da inovação social, através de serviços customizados, como é o caso dessa jornada de conhecimento. De acordo com Gisele Bueno, coordenadora de Inovação Social da Incentiv ,“acreditamos profundamente que o conhecimento é capaz de transformar vidas e temos ampliado cada vez atividades que visem facilitar o acesso às leis de incentivo.”
Iniciativas como essa só são possíveis por meio do investimento de instituições como o AgroGalaxy, que busca ser um catalisador de pesquisa e inovação, aplicando ideias, projetos e soluções com foco em Educação e Inovação para o desenvolvimento sustentável. “Nosso desejo é fortalecer o ecossistema de inovação para viabilizar soluções no atendimento às necessidades das pessoas”, destaca Mônica.
A jornada de aprendizado aconteceu entre junho e outubro de 2023, incluindo etapas de diagnóstico de oportunidades e capacitação, e foi exclusiva para os participantes das instituições previamente selecionadas. Através dessa iniciativa, as APAEs tiveram a oportunidade de fortalecer seu compromisso contínuo em oferecer suporte e oportunidades às pessoas com deficiência, ao mesmo tempo em que conquistam novas possibilidades para garantir a sustentabilidade de suas atividades. “Estamos muito felizes e honrados em ter participado desta incrível Jornada, com uma equipe super preparada que nos incentiva e motiva todos os dias, descomplicando o que para nós era extremamente complicado. Com toda certeza colheremos excelentes frutos”, reforça Silvana Breitenbach, presidente da APAE Confresa/MT.
Além de ter tido uma aprovação positiva de 96% entre os participantes, como resultado, destaca-se que 2 projetos, sendo um proposto pela Apae de Confresa (MT) e a outra pela Apae de Jussara (PR), já foram aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura em 2023, o que só comprova a relevância de desenvolver pessoas e instituições capazes de transformar ideias em projetos que irão transformar vidas.