fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Rio de Janeiro tem Subsecretaria de Políticas Inclusivas 

ByJornalismo Diário PcD

fev 24, 2024
Rio de Janeiro tem Subsecretaria de Políticas Inclusivas 

Publicado no Diário Oficial, decreto do Governo do Estado alterou o nome da Subsecretaria de Políticas Inclusivas dando mais abrangência aos serviços oferecidos pelo órgão e sob nova nomenclatura, Subsecretaria de Políticas Inclusivas promove ações de cidadania e respeito à diversidade.

Para fortalecer a inclusão no Rio de Janeiro, o Governo do Estado alterou o nome da Subsecretaria de Cuidados Especiais para Subsecretaria de Políticas Inclusivas.

Publicada em decreto na última sexta-feira (16.02), a mudança segue determinação do governador Cláudio Castro e tem como objetivo dar mais abrangência aos serviços oferecidos pelo órgão – vinculado à Secretaria da Casa Civil -, que promove ações de cidadania, o respeito à diversidade e às diferenças físicas, culturais e sociais. Além disso, realiza políticas públicas, capacitação e busca construir um caminho de autonomia às instituições que acolhem pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

“A inclusão se refere à participação ou acesso de todas as pessoas em todos os espaços, independente das suas diferenças individuais, características ou origens. ‘Políticas inclusivas’ abrange a ideia de proporcionar igualdade de oportunidades e tratamento justo para todas e todos”, afirma Bianca Pacheco, subsecretária de Políticas Inclusivas. Também integram o órgão

Geraldo Nogueira e Douglas Manassés, respectivamente Superintendente de Ações para Pessoas com Deficiência e Superintendente Terapêutico.

Atuando por meio da Superintendência de Ações para Pessoas com Deficiência e da Superintendência Terapêutica, a Subsecretaria de Políticas Inclusivas implementa ações para garantir equidade, um princípio-chave para a promoção da igualdade de direitos e justiça social.

Órgão lançará novas cartilhas educativas

Durante o Carnaval, o órgão lançou a Cartilha ‘Folião da Inclusão’, que aborda a temática da pessoa com deficiência com dicas e práticas inclusivas, um conteúdo que pode ser utilizado no dia a dia. A Subsecretaria lançará ainda uma segunda edição do material para o cotidiano e também a Cartilha sobre o Autismo. 

Encontro das Comunidades Terapêuticas

Além disso, no mês de março ocorrerá o 1° Encontro Estadual das Comunidades Terapêuticas e o lançamento do Manual de Boas Práticas, com orientações às Comunidades Terapêuticas do Estado do Rio de Janeiro. 

Capacitação das Organizações da Sociedade Civil

Ainda no próximo mês, o Programa Itinerante de Capacitação (PIC) retornará com o objetivo de contribuir para o fortalecimento e autonomia das Organizações da Sociedade Civil que se dedicam aos temas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *