fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Brinquedos inclusivos são tema de destaque da 40ª edição da feira ABRIN

Brinquedos inclusivos são tema de destaque da 40ª edição da feira ABRIN

ABRIN 2024 deu voz à importância da inclusão no universo dos brinquedos, reforçando que o brincar é um direito de todas as crianças. Na palestra do Abrin Talks do segundo dia, Categorias especiais do varejo: Brinquedos para diversidade, inclusão e pessoas com condições especiais, especialistas debateram como a indústria pode garantir que todos os pequenos se sintam representados e acolhidos.

O talk evidenciou que a inclusão no mundo dos brinquedos é um compromisso de toda a sociedade. Ao garantir que todas as crianças tenham acesso a experiências lúdicas que as representem e acolham, construímos um futuro mais justo e diverso.

Bruno Zanoni, diretor de programação e aquisições da Stenna Group, detentora do canal Zoomo Kids, destacou que a inclusão não se trata apenas de adaptar conteúdos, mas sim de criar experiências pensadas para atender às necessidades específicas de cada criança. “O canal, presente em todas as TVs de assinatura, oferece desenhos inclusivos com recursos como libras e audiodescrição, democratizando o acesso à diversão”, conta.

A importância da representatividade nos jogos também foi pauta do talk. Rennan Gonçalves, CEO da Maloca Games, empresa que desenvolve o estilo afrogames e que valorizam povos marginalizados, promovendo o protagonismo e a valorização cultural, conta que é importante jogos e mídias que reproduzam a imagem de diferentes realidades. “Ao introduzir jogos modernos, com protagonistas que representam a diversidade, estamos falando de autoconhecimento”, afirma.

Carla Delponte, do Mundo Adaptado, marketplace de produtos para crianças com deficiência, destaca que o mercado inclusivo vem crescendo, mas ainda há muito a ser feito. “Temos mais acessibilidade do que inclusão”, observa. O Mundo Adaptado oferece desde jogos e equipamentos até brinquedos adaptados, além de conteúdos informativos para pais e responsáveis.

A indústria precisa ir além da acessibilidade e pensar em inclusão, como ressalta Zanoni. “O conteúdo inclusivo é feito inteiramente pensando em se comunicar com esse público”, exemplifica. O Zoomo Kids, por exemplo, possui desenhos com protagonistas cadeirantes, autistas e com deficiência auditiva, mostrando que a diversidade é parte da vida”. 

Delponte reforça a necessidade de olhar para o outro e entender suas necessidades para criar soluções que possibilitem a inclusão na brincadeira. O Mundo Adaptado, por exemplo, possui uma comunidade online com cerca de 35 mil famílias que trocam experiências e informações.

Conheça as empresas que apresentaram brinquedos inclusivos durante a Abrin:

BRAILLE E LIBRAS 

A linha Educativa da Xalingo ganha novos itens dedicados ao aprendizado de libras, a língua brasileira de sinais, e de braille, o sistema de escrita tátil usado por pessoas com deficiência visual. O Bingo das Letras em Libras traz 16 cartões, fichas com as letras do alfabeto em libras e um saquinho para sorteá-las, e é indicado para crianças a partir de 3 anos.

Quebra-Cabeça Aprendendo os números em Libras possui 26 peças e estimula o aprendizado da contagem de 0 a 12 em libras.

O Jogo da Velha Tátil Braille recria uma brincadeira simples e divertida para jogar em dupla, enquanto o Brincando de Matemática Braille trabalha conceitos matemáticos aliados ao sistema tátil e tem 24 cartas em braille.

BONECA OUR GENERATION

Marlow é deficiente visual e conta com seu amigo leal para ajudá-la a se guiar pela cidade. Quando chegar a hora de sair, vista seu filhote com o colete vermelho e a guia. Eles cabem confortavelmente em todos os cães de pelúcia Our Generation, então muitos dos melhores amigos peludos podem ajudar Marlow a passear pela cidade!

JOGO FAVELA VENCEU

Em Favela Venceu, o objetivo do jogo é construir uma favela que forneça qualidade de vida e estrutura para seus moradores, conquistando pontos valiosos ao longo do caminho.

JOGO DIVERSITY

Em Diversity, os jogadores assumem o papel de recrutadores de grandes empresas comprometidas com a diversidade e inclusão. O objetivo do jogo é construir uma equipe de funcionários com diferentes habilidades e experiências em grandes vagas, refletindo a diversidade de nossa sociedade. O é uma maneira de aprender mais sobre a importância da diversidade no mercado de trabalho.

PAIS & FILHOS

A linha inclusiva da Pais & Filhos foi pensada para promover a igualdade. Os brinquedos são feitos para serem acessíveis para todas as idades e pessoas considerando diferentes capacidades motoras, sensoriais e cognitivas, contribuindo para um ambiente de brincadeiras onde todos se sintam incluídos e valorizados.

EU AMO PAPELÃO

Muito além de diversão, os brinquedos são parte importante do desenvolvimento infantil e, ainda, têm um importante papel de representatividade e inclusão. A visibilidade para as pessoas com deficiência, por exemplo, requer não só políticas públicas, mas ações por parte de todos os agentes da sociedade.

No universo lúdico, uma iniciativa não apenas diverte, mas faz com que as crianças com deficiência se enxerguem em graciosos bonequinhos feitos de papelão. A “Eu Amo Papelão” criou personagens que representam crianças cadeirantes, com deficiência auditiva e agenesia de membro – desenvolvimento incompleto de parte do corpo. Foi essa última condição, inclusive, que deu origem à linha de brinquedos inclusivos.

CARLU BRINQUEDOS

Brinquedos de inclusão na educação lúdica são ferramentas projetadas para permitir que crianças com diferentes habilidades e necessidades participem plenamente de atividades promovendo um ambiente mais harmônico. Esses brinquedos são desenvolvidos com o objetivo de promover a igualdade, a interação social e o desenvolvimento de habilidades em todas as crianças, independente de suas capacidades físicas, cognitivas e emocionais.

A Carlu Brinquedos acredita que a chave para a inclusão é considerar as necessidades individuais de cada criança e adaptar as atividades e os brinquedos, para garantir que todas as crianças possam desfrutar plenamente das experiências com autonomia, ampliando as capacidades cognitivas, afetivas e de socialização.

DESCRIÇÃO/IMAGEM: BONECA OUR GENERATION – Marlow é deficiente visual e conta com seu amigo leal para ajudá-la a se guiar pela cidade. Quando chegar a hora de sair, vista seu filhote com o colete vermelho e a guia. Eles cabem confortavelmente em todos os cães de pelúcia Our Generation, então muitos dos melhores amigos peludos podem ajudar Marlow a passear pela cidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *