Entidade foi lançada de forma oficial no dia 29 de fevereiro, Dia Mundial das Doenças Raras e já tem apoio internacional
O Diário PcD entrevistou Pedro Mendes Ferreira Neto que é o presidente da Mitocon Brasil – Associação Brasileira de Genética Mitocondrial e Doenças Mitocondriais que foi lançada oficialmente na última semana de fevereiro, durante o Congresso de Doenças Raras, realizado em Osasco, SP.
“Trata-se de um novo Projeto e uma nova Frente de Trabalho, focada em fomentar o estudo, a pesquisa, a busca por Políticas Públicas e o acolhimento para pessoas com doenças mitocondriais. É necessário retirar as doenças mitocondriais da condição de invisibilidade perante o Estado e a sociedade, para isso esta entidade se emprenhará de forma extremamente comprometida e com muito entusiasmo”, afirma o entrevistado.
A Mitocon Brasil já nasce com um forte apoio internacional, sendo membro do IMP – International Mito Patients (Federação Internacional que reúne associações de doenças mitocondriais).
Será a primeira vez que um país da América Latina passará a ser integrante do IMP, o que coloca o Brasil e a América Latina na rota dos estudos, tratamentos experimentais e cooperação com a comunidade global.
https://www.instagram.com/mitoconbrasil?igsh=dTU0ZWpiOTFxdTI1