No segundo dia da VI Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (12 de março), promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEADPcD), os participantes do evento deram início aos debates e à votação das propostas relacionadas à formulação de políticas públicas de inclusão.
Na parte da manhã, houve a leitura do Regimento Interno da Conferência. Durante a tarde, os delegados se dividiram em cinco grupos temáticos: eixo I – estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência; eixo II – garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; eixo III – financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; eixo IV – cidadania e acessibilidade; e eixo V – os desafios para a comunicação universal.
A Conferência Estadual integra delegados de Conselhos Municipais que organizaram suas conferências locais para discutir e votar as propostas. Da mais de mil propostas apresentadas, foram selecionadas 50, sendo 25 para consideração pelo estado de São Paulo e outras 25 que serão apresentadas na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que irá ocorrer no mês de julho.
“Os representantes da sociedade civil e do poder público, em condições de igualdade de voto, estarão juntos com o mesmo propósito: oportunizar a visibilidade das políticas públicas e estimular o fortalecimento delas. Serão dias de muita conversa e muito trabalho, e nutrimos a convicção de que estamos trilhando rumo a um estado e uma nação mais igualitários e inclusivos”, afirma o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Além da definição das propostas, a Conferência Estadual também irá estabelecer quem serão os delegados que representarão o Estado de São Paulo na Conferência Nacional. O evento se encerra na manhã desta quarta-feira (13).
“A Conferência Estadual reflete nosso comprometimento com a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Estamos juntos nessa jornada para fortalecer e dar visibilidade às políticas públicas que garantam os direitos das pessoas com deficiência”, alega Leticia Françoso, presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.