O ano apenas começou e o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, já tem motivos para celebrar. Criado em outubro de 2022 com o objetivo de promover a saúde e ampliar os serviços oferecidos pelo Instituto, o Centro de Neurodesenvolvimento e Reabilitação (CNR) encerrou 2023 com mais de 135 mil procedimentos terapêuticos realizados.
O centro, além de manter o atendimento pelo SUS no serviço de Estimulação e Habilitação, ampliou os serviços para a rede particular e aos convênios, oferecendo consultas, terapias e avaliações destinadas a crianças e adultos com suspeita ou diagnóstico confirmado de Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Ao todo, o CNR disponibiliza seis serviços distintos: 1. Serviços Médicos e Ambulatório Diagnóstico, 2.Terapias para Transtorno do Espectro Autista (TEA), 3.Estimulação e Habilitação, 4.Avalição e Treino do Processamento Auditivo, 5. Avaliação Neuropsicológica e 6. Psicopedagogia. Apenas no ano passado, foram realizados mais de 18 mil atendimentos em seu ambulatório.
O atendimento consiste em consultas,terapias diversas com equipe multiprofissional e avaliação neuropsicológica realizada sempre por profissionais especializados. O objetivo é compreender as diversas queixas que impactam a rotina das pessoas, por meio de avaliações clínicas e também instrumentos padronizados como testes e escalas que tem o objetivo de detalhar o funcionamento cognitivo como um todo. Dessa forma, consegue-se entender melhor as dificuldades apresentadas e programar estratégias mais eficazes de tratamento.
Conheça mais detalhes sobre cada um dos serviços:
Serviços Médicos e Ambulatório de Diagnóstico: o primeiro a ser criado pelo Instituto há 50 anos. Por meio de consultas individuais e equipe médica especialista em neurodesenvolvimento, proporciona atendimentos nas áreas de psiquiatria da infância e adolescência, neuropediatria e genética.
Terapias para Transtorno do Espectro Autista (TEA): usa métodos e técnicas sistemáticas baseadas em evidências, tendo como foco o desenvolvimento global e promover autonomia e funcionalidade. É destinada a crianças e adolescentes de até 14 anos com hipótese ou diagnóstico de autismo.
Estimulação e Habilitação: corresponde ao atendimento terapêutico para crianças com hipótese ou diagnóstico de Deficiência Intelectual, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. As atividades são feitas por uma equipe multidisciplinar especializada em reabilitação neurológica, que inclui fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, com a presença da família.
Avaliação e Treino do Processamento Auditivo: indicado para pessoas com suspeita ou diagnóstico de transtorno no processamento auditivo. A avaliação é a partir dos 7 anos de idade e consiste no treino auditivo acusticamente controlado. Esta permite investigar possíveis interferências no processo de aprendizagem.
Avaliação Neuropsicológica: avaliação detalhada das funções cognitivas para conhecer em profundidade as dificuldades apresentadas pelos pacientes e sugerir o tratamento adequado em cada caso. O serviço é realizado com profissionais especializados em neuropsicologia.
Psicopedagogia: consiste em avaliações para identificar dificuldades cognitivas e/ou emocionais e, posteriormente, aplicar estratégias que propiciem o desenvolvimento e aprendizagem da criança no contexto escolar.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) há cerca de 18 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil. Assim, inúmeras famílias se veem em busca de informações e suporte médico para o diagnóstico e tratamento adequados.
Por isso, o IJC, há 63 anos, tem apoiado e contribuindo para a promoção da saúde no país oferecendo informação de qualidade e serviços de saúde tanto no diagnóstico quanto no tratamento de pessoas com deficiência.
Para Danielle Christofolli, supervisora do Ambulatório do Instituto Jô Clemente (IJC), o acesso à informação é fundamental no desenvolvimento da pessoa com deficiência. “Informar e promover a implementação de políticas públicas e a garantia de direitos é de extrema importância para que haja uma transformação social”, ressalta.
Os serviços no CNR são destinados a pessoas de 1 a 89 anos e é realizado na sede do Instituto na Vila Clementino, em São Paulo. Para mais informações acesse o link – https://www.ijc.org.br/cnr
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 62 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, além de apoiar a sua inclusão social e a defesa de direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.