Celebrado no dia 21 de março, o Dia Internacional da síndrome de Down foi criado em 2011 e a data faz referência aos três cromossomos no par 21, o que caracteriza a condição genética. A estimativa atual é de que haja 1 criança com Down a cada 700 nascimentos, totalizando 270 mil pessoas com a condição no Brasil.
Para reforçar a presença de pessoas com síndrome de Down na sociedade e destacar seu protagonismo, o Instituto Serendipidade, entidade sem fins lucrativos que gera impacto social através da inclusão como transformação com iniciativas de conscientização e acolhimento, através de ações com empresas, e diretamente para pessoas com deficiência e familiares através do esporte e envelhecimento saudável.
Uma delas é a collab social com a Life by Vivara, que desenvolveu uma coleção exclusiva, elaborada em um processo colaborativo com protagonismo de pessoas com deficiência, que apoiaram o projeto desde a confecção até a aprovação final.
A coleção traz oito pingentes que representam grupos de deficiência específicos: Nanismo, Doenças Raras, Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), Mobilidade Reduzida, Deficiência Auditiva, Deficiência Visual, Paralisia Cerebral e Soft Skills, que simbolizam as redes de apoio. As joias incluem, além dos pingentes, uma argola de oito gomos, representando cada grupo, e uma medalha com uma mão, simbolizando comunicação, individualidade, parceria e autonomia. A marca presenteou os representantes com os pingentes e agora, em março fará um recall da campanha, presenteando novos representantes com síndrome de Down, fortalecendo a representatividade e autonomia na campanha “Sua identidade é a maior joia”. Parte do valor arrecadado é revertido para as iniciativas do Instituto Serendipidade.
A Reserva Mini também conta com uma coleção de camisetas que foi elaborada com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos com síndrome de Down de diversos locais do Brasil, de crianças até a fase de envelhecimento, que criaram frases para estampar as peças. As expressões “Abrir o coração para o mundo”, “Todo dia é dia de fazer a diferença”, “Lutamos pelo que a gente quer” e “Inclusão é oportunidade” estampam camisetas 100% algodão que estão à venda no site. Todo o valor arrecadado com as peças é revertido para o Instituto Serendipidade.
Outra ação que une a inclusão à sustentabilidade é uma parceria com a Green Mining, startup que conta com um copo 100% sustentável, criado para reduzir o impacto ambiental de grandes eventos. O copo é feito de plástico de garrafas PET e pode ser personalizado por seus clientes. A cada copo comprado, o cliente da Green Mining doará R$1 para o Instituto Serendipidade.
Mais um exemplo de ação onde todos ganham e são beneficiados pela inclusão, é o apoio que a Disney deu ao desenvolvimento de oficinas artísticas de Dança Contemporânea (presencial) e Danças Brasileiras, Teatro, Expressão Corporal e Música, Cinema Mudo/websérie (online), Diálogos Familiares com dinâmicas corporais, oferecidas pelo Instituto Movimentarte e o Projeto Irmãos.
“Cada encontro é uma celebração da expressão, onde todos são bem-vindos a explorar seu potencial artístico e se inspirar mutuamente! Estamos vivendo momentos incríveis de criatividade, conexão e trocas com muito protagonismo e autonomia durante esse processo”, diz Débora Goldzveig, Gerente do Instituto Serendipidade e fundadora do Projeto Irmãos.
Presença na mídia para reforçar a conscientização
Além das ações e produtos comercializados por marcas parceiras, o Instituto Serendipidade também potencializa a inclusão na mídia. Uma campanha nas rádios Bandeirantes, Nativa, BandNews FM e Band FM pode ser ouvida entre 6h e 0h, convidando o ouvinte a conhecer mais sobre o Instituto, ao mesmo tempo em que evidencia o protagonismo de pessoas com deficiência. Essa é uma parceria com o Instituto Bandeirantes, que apoia a causa.
Já na comunicação visual, será veiculada na segunda quinzena de março, uma campanha de mídia OOH (Out Of Home – outdoors, banners e outras mídias vistas “fora de casa”). Moradores de Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Rio de Janeiro poderão acompanhar informações sobre o Instituto. Essa é uma parceria com a OOH Brasil.
“As ações têm como objetivo reforçar a presença do Instituto Serendipidade e sua atuação em várias frentes de trabalho. Quanto mais as pessoas se conscientizarem sobre a importância da inclusão como meio de construção de uma sociedade com igualdade de direitos e possibilidades para todos, ficaremos mais satisfeitos em realizar nosso trabalho diário que atua em todas as fases da vida, impactando a sociedade de forma geral”, diz Henri Zylberstajn, fundador do Instituto.
Mais informações sobre as iniciativas próprias estão disponíveis no site da entidade www.serendipidade.org.br.
Sobre o instituto
O Instituto Serendipidade é uma organização sem fins lucrativos que potencializa a inclusão de pessoas com deficiência, com propósito de transformar a sociedade através da inclusão. Visa ser impulsor de impacto social relevante, colaborativo e inovador, sempre prezando pela representatividade, protagonismo, de forma transversal e acima de tudo, com muito respeito. As iniciativas que atendem diretamente o público são: Programa de Iniciação Esportiva para crianças com síndrome de Down e deficiência intelectual, de famílias de baixa renda; Programa de Envelhecimento que atende mais de 60 idosos com algum tipo de deficiência intelectual para promoção do bem-estar, e o Projeto Laços, que acolhe famílias que recebem a notícia de que seu filho (a) tem algum tipo de deficiência. Atualmente o Serendipidade impacta mais de um milhão de pessoas, criando pontes, gerando valor em prol da Inclusão e através do atendimento direto a pessoas com deficiência intelectual e suas famílias.
Mais informações em www.serendipidade.org.br E nas mídias sociais @institutoserendipidade