A segunda edição do Fórum Amigos da Inclusão aconteceu na capital paulista com o objetivo de discutir o tema e dar voz a essas pessoas
A Casa Bisutti, em São Paulo, foi palco da segunda edição do Fórum Amigos da Inclusão, que trouxe como tema a “Autonomia e Protagonismo” das Pessoas com Deficiências, em uma noite com surpresas, emoção, inclusão e muita solidariedade, organizado pela ONG Nosso Olhar e pelo Grupo Chaverim. O evento, que foi finalizado com uma arrecadação total de mais de R$ 800.000,00, que será dividido igualmente entre as entidades, ONG Nosso Olhar e Grupo Chaverim.
O fórum reuniu 300 pessoas e contou com a apresentação da jornalista Paloma Tocci e do ex-BBB Rodrigo Mussi. No palco, Flávia Poppe, CEO do Instituto JNG, falou sobre o projeto Moradia Independente, ressaltando a importância de falarmos sobre esse processo de transição, de quando a pessoa com deficiência vai morar sozinha.
Quem também marcou presença no palco foi Alex Duarte, CEO do Instituto Cromossomo 21, ao lado da atriz, autora, modelo, palestrante e influenciadora digital Tathi Piancastelli, que foi a inspiração de Mauricio de Souza para criar a personagem Tati, da Turma da Mônica. Eles falaram sobre como as pessoas com deficiência também podem ter uma vida comum e com autonomia. Já Alan Abreu, especialista em sustentabilidade na Reserva, comentou sobre Moda Inclusiva, demonstrando como roupas adaptadas podem facilitar o dia-a-dia dessas pessoas.
O evento também contou com a presença de Marcos da Costa (Secretário Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e Silvia Grecco (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e mãe atípica), além de um dos maiores filantropos do Brasil, o fundador da Cyrela, Elie Horn.
A noite foi finalizada com um Leilão do Bem, que contou com muitos itens, como uma bola autografada pelo Craque Neto, jóias e um macacão de corrida autografado por Rubens Barrichello.
Sobre a ONG Nosso Olhar
A ONG foi fundadaem 2018, em São Paulo,pela publicitária Thaissa Alvarenga, que tem 3 filhos: Chico, Maria Clara e Maria Antonia, sendo que Chico, hoje com 10 anos, nasceu com Síndrome de Down. A Associação tem como principais braços: a educação para incluir, a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na educação. Atualmente, o espaço oferece Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, apoio pedagógico, Musicoterapia, Jiu-jitsu e psicomotricidade, integração sensorial e diversas vivências culturais para pessoas com deficiências. Além disso, a ONG realiza anualmente o Fórum Amigos da Inclusão, que tem como objetivo debater tendências e ideias inovadoras relacionadas a esse público, além de compartilhar experiências, gerando, assim, importantes transformações sociais.
Sobre o Grupo Chaverim
O Grupo Chaverim – amigos em hebraico – é uma associação com foco no atendimento às pessoas com deficiência, para que sejam protagonistas de seu processo de desenvolvimento, visando à sociabilização e inclusão social. Tem como missão construir oportunidades respeitando as diferenças e acreditando no potencial da pessoa com deficiência para romper a exclusão social.