fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Legislação Federal instituiu 8 de abril como o Dia Nacional do Sistema Braille

Legislação Federal instituiu 8 de abril como o Dia Nacional do Sistema Braille

O dia 8 de abril foi instituído pela Lei nº. 12.266, de 21 de junho de 2010 como o Dia Nacional do Sistema Braille.

O dia 08 de abril é oficialmente reconhecido como Dia Nacional do Sistema Braille em homenagem ao aniversário de José Álvaro de Azevedo, Patrono da Educação Para Cegos no Brasil. José de Azevedo nasceu cego, no dia 8 de abril de 1834, e aos 10 anos de idade foi enviado para estudar no Instituto Real dos Jovens Cegos, em Paris. Lá aprendeu a recém-criada técnica de Braille. Ao voltar ao Brasil, ensinou e espalhou o novo sistema de educação pelo País.

A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância das políticas públicas para inclusão das pessoas cegas no sistema educacional do Brasil. Além disso, a comemoração também visa a reflexão sobre a empregabilidade de mecanismos que favoreçam o desenvolvimento intelectual, profissional e social das pessoas cegas ou com pouca visão.

A lei nº 12.266/2010 prevê que entidades públicas ou privadas reservem o dia 8 de abril para celebrar a história e obra de Louis Braille – o criador do sistema de leitura e escrita tátil, com ações que simbolicamente representem e disseminem a importância desse recurso para a educação, habilitação, reabilitação e profissionalização da pessoa com deficiência visual. Além disso, a lei incentiva a capacitação profissional de pessoas para trabalharem diretamente com o deficiente visual e com as publicações em braile.

O que é o Sistema Braille?

O Sistema Braille é uma obra que recebe o nome de seu criador, o francês Louis Braille. Sua versão mais conhecida data de 1837. Caracteriza-se por códigos em alto relevo que representam todas as letras do alfabeto, além de números, símbolos aritméticos e pontuações. O sistema é composto por seis pontos, divididos em duas colunas de três pontos, formando no total 63 combinações diferentes.

O Brasil foi o primeiro país da América Latina a adotar oficialmente o método, com a inauguração do Instituto Imperial dos Meninos Cegos, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1854. Foi nessa escola, na década de 1870, que teve início a produção de livros em Braille no país. As obras, entretanto, eram destinadas apenas aos estudantes do colégio. Hoje a entidade se chama Instituto Benjamin Constant.

O impacto da escrita e leitura para as pessoas cegas em todo o mundo alcança a maioria das áreas de conhecimento (idiomas, ciências exatas e naturais, música, informática), acompanhando a história das sociedades e seu desenvolvimento global e dinâmico.

 #PraTodoMundoVer 

Imagem com fundo azul escuro na parte superior, e amarelo na parte inferior. Escrito oito de abril em letra azul com fundo branco. Escrito dia nacional do sistema braille em branco, no fundo azul. A imagem contém um livro em braille e o desenho de uma menina negra de cabelo crespo, usando uma acamisa azul claro, lendo um livro em braille com as mãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *