Tema integrou programação do seminário do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania que aconteceu na quinta-feira (11), em Brasília (DF)
Alfabetização e diversas possibilidades de letramentos para pessoas com deficiência visual, com surdocegueira e com múltiplas deficiências sensoriais. Esse foi o tema do seminário que aconteceu em Brasília/DF com a participação de gestores públicos, educadores e especialistas.
Na cerimônia de abertura do evento, a titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (SNDPD/MDHC), Anna Paula Feminella, reforçou o compromisso do governo federal com a efetividade do direito à educação para todas as pessoas.
Na ocasião, a gestora também ressaltou a importância da parceria entre governo e sociedade. “É necessária a atuação conjunta entre poder público e sociedade civil para que tenhamos a construção tanto de conhecimentos quanto de agenda de efetividade, de uma gestão de políticas públicas voltada aos direitos de todas as pessoas desde cedo, desde o letramento, desde a idade escolar, e reconhecendo que a educação de jovens e adultos é fundamental para o nosso público, para o público com deficiência”, completou.
A secretária destacou ainda iniciativas como o plano Novo Viver sem Limite, lançado pelo governo federal em novembro do ano passado. “O plano conta com investimentos de mais de R$ 6 bilhões e propõe um Brasil mais inclusivo e igualitário, de forma a garantir a proteção e promoção dos direitos das pessoas com deficiência em áreas como a educação”, enfatizou.
O seminário foi uma iniciativa da SNDPD/MDHC em parceria com a Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais (ABEDEV).
Confira a transmissão do evento:
Fonte: Comunicação Social do MDH/SNDPCD
IMAGEM/CRÉDITO: A secretária Anna Paula Feminella reforçou o compromisso do governo federal com a efetividade do direito à educação para todas as pessoas (Foto: Stéff Magalhães – Ascom/MDHC)