Instituto receberá 10% dos royalties da venda da linha de produtos sensoriais que o clube lança este mês; os objetos transmitem conforto e têm efeito calmante
O São Paulo Futebol Clube lançará uma linha licenciada de produtos sensoriais para pessoas com deficiência intelectual em abril, mês em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Iniciativa será pioneira entre os clubes de todo o mundo. O Instituto Jô Clemente (IJC), organização que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de ser referência no Teste do Pezinho no Brasil com o maior laboratório em número de exames, é parceiro do clube desde 2023 e será beneficiado com 10% dos royalties da venda da nova linha de produtos.
A linha é composta por sete itens: um Cordão de Girassol que identifica pessoas com deficiências ocultas; um kit sensorial que vem em uma bolsa do clube com abafador que reduz o som do estádio, óculos que reduz a iluminação, spinner e trava dedos que ajudam a acalmar e focar, e um folder explicativo, importante para os casos de crianças não-verbais; uma plataforma elástica e um casulo elástico que ajudam na manutenção do equilíbrio e na consciência corporal, recomendado por terapeutas ocupacionais para ter em casa; e três objetos ponderados, ou seja, que proporcionam efeito calmante e sensação de leve pressão: uma almofada em formato de bola, outra no formato do escudo do São Paulo, e um cobertor. A pressão regulada alivia os movimentos involuntários, ansiedade, estresse e problemas de sono.
O Cordão de Girassol é reconhecido por lei na identificação de pessoas com deficiências ocultas – como o autismo. Para isso, foi estabelecida uma parceria com a Hidden Disabilities Sunflower, organização social global que possui patente sobre o cordão e defende uma atuação focada em promover o acolhimento de pessoas com deficiências ocultas, já tendo estabelecido parcerias com o Chelsea FC, Liverpool FC e diversos aeroportos ao redor do mundo.
A Hidden Disabilities Sunflower promoverá um treinamento online aos colaboradores do São Paulo FC com o objetivo da conscientização e do atendimento inclusivo em suas instalações. Com isso, será o primeiro clube da América Latina a ser certificado globalmente pela empresa no apoio a pessoas com deficiências e condições ocultas. Dessa forma, o uso do cordão permitirá que os colaboradores do São Paulo FC identifiquem facilmente àqueles que possam precisar de assistência extra.
Além disso, em parceria com a Ademicon, patrocinadora do Tricolor, serão disponibilizados gratuitamente os Cordões de Girassol personalizados do clube. Os itens terão estoque limitado e poderão ser retirados no MorumBIS e nas lojas SAO por pessoas com deficiências e/ou condições ocultas. A retirada também pode ser feita pelos responsáveis legais, desde que a pessoa com direito ao Cordão esteja presente no local.
Todos os produtos da nova linha foram desenvolvidos em parceria com a Spider P&E, empresa especializada na elaboração de equipamentos para integração sensorial e na concepção de ambientes de acomodação e regulação. O São Paulo e a Spider já têm histórico de parceria com o desenvolvimento instalação da Sala TEA + Tricolor localizada no MorumBIS.
Por fim, em abril, será realizada uma ação na primeira partida do Campeonato Brasileiro do ano no MorumBIS em que haverá a entrada dos atletas com crianças autistas utilizando o Cordão de Girassol e o abafador licenciado do clube, visando propagar a importância da identificação do cordão para um melhor acolhimento dessas pessoas na sociedade.