fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Carteira da Pessoa Autista pode ser emitida em sala sensorial no Poupatempo da ALESP

ByJornalismo Diário PcD

abr 23, 2024
Carteira da Pessoa Autista pode ser emitida em sala sensorial no Poupatempo da ALESP

Documento estadual auxilia na garantia dos direitos previstos em lei, como filas e atendimentos preferenciais; parceria do Estado com o Legislativo resultou na viabilização da emissão e da sala, que agora se soma a outras 26 existentes em território paulista

O Poupatempo da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) começou, neste mês de Conscientização sobre o Autismo, a emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA), do Governo de São Paulo, em uma sala sensorial. O documento, criado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) com apoio da Prodesp, já alcança mais de 48 mil emissões em todo o estado desde abril de 2023, quando foi lançado.

Localizado na Avenida Sargento Mário Kozel Filho, nº 165, na capital paulista, o Poupatempo da Alesp, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h, agora integra a lista dos 27 postos do Poupatempo no estado que emitem a carteira e contam com salas sensoriais, oferecendo a impressão imediata da CipTEA e a entrega do cordão de girassol ao cidadão autista. 

As salas sensoriais são espaços silenciosos de acolhimento, com equipes especializadas para atendimento a pessoas autistas e neurodivergentes. Os espaços oferecem abafadores de sons externos para reduzir estímulos sensoriais e tornar os ambientes confortáveis, evitando crises e estresse do público atendido. O serviço também dispõe de quadros brancos, pincéis marcadores, jogos e brinquedos educativos, mural cognitivo e bola de pilates.

“A emissão da CipTEA e a implementação da sala sensorial no Poupatempo da Alesp são frutos de uma parceria do Estado com o Legislativo que resultou em mais um marco significativo em nossa contínua missão de tornar São Paulo verdadeiramente inclusivo. Esses espaços são fundamentais para assegurar que a emissão da carteira ocorra em um ambiente que respeita e se adapta às necessidades sensoriais das pessoas autistas, proporcionando uma experiência de atendimento digna e confortável. Com este avanço, reafirmamos nosso compromisso com a acessibilidade e a inclusão, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços públicos com qualidade e com respeito”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

Para ser atendido presencialmente no Poupatempo, é obrigatório agendamento prévio de data e hora, sem nenhum custo pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou ainda pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.  

CipTEA

A CipTEA atende a normas da lei federal 13.977/20 e da Lei Estadual 17.651/23, promulgada pelo Governo de São Paulo em março de 2023. A ação faz parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, instituído pelo decreto estadual nº 67.634. 

O documento facilita a identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos serviços públicos e privados em todo o território paulista, e auxilia na garantia dos direitos previstos em lei, como filas e atendimentos preferenciais.    

Para emitir o documento, o cidadão pode acessar o portal ciptea.sp.gov.br, criado pela Prodesp – a empresa de Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo e ligada à SGGD –, ou comparecer em um dos 27 postos do Poupatempo localizados na capital, interior e litoral do estado (confira aqui a relação dos postos – https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ciptea/). O serviço também está disponível no aplicativo Poupatempo.SP.GOV.BR.

Fonte: Comunicação Social da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *