‘Pega Essa Visão’: Crianças cegas e com baixa visão entram em campo com os times nos dois jogos da próxima rodada, em São Paulo: Corinthians x Fluminense, no domingo, e São Paulo x Palmeiras, na segunda-feira
As partidas Corinthians x Fluminense, no domingo (28), e São Paulo x Palmeiras, na segunda-feira (29), válidas pela quarta rodada do Brasileirão Betano, serão marcadas pelas ações em apoio ao Abril Marrom, mês de prevenção e combate à cegueira no Brasil. Embalada pela campanha Pega Essa Visão, a iniciativa será realizada em conjunto com a Fundação Dorina Nowill Para Cegos, localizada em São Paulo, referência em reabilitação de pessoas cegas e com baixa visão.
Em cada partida, 22 crianças cegas e com baixa visão atendidas pela Fundação, entre cinco e 12 anos, vão entrar em campo com os jogadores dos times, vestindo o colete em alusão à iniciativa. Haverá também a exposição de faixas e LEDs antes do jogo e durante o intervalo, com o slogan da campanha, Pega Essa Visão, e os canais de comunicação da Fundação Dorina.
Acompanhadas dos pais, as crianças assistirão aos jogos juntas, em um espaço preparado pela Fundação Dorina, com equipamentos de audiodescrição para acompanharem os jogos. O objetivo da ação, que tem como madrinhas Flavia Arantes do Nascimento e Christina Massis, é conscientizar a população dos cuidados e prevenção à cegueira, que, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em cerca de 60% a 80% dos casos poderia ser evitada. No mundo, mais de 250 milhões de pessoas têm deficiência visual, sendo 36 milhões delas pessoas cegas. No Brasil, há 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 528 mil pessoas cegas e 6 milhões com baixa visão.
Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos
A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.
Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.