- * Por Ana Sofia Gala
Conforme a acessibilidade digital se torna um tema cada vez mais debatido no mercado e nas mesas de diretorias corporativas, a busca por ferramentas acessíveis também cresce, certo?
Então, surge a dúvida: como fazer a escolha certa? Em qual ferramenta investir? O que avaliar quando você é alguém que ainda não domina o assunto?
Para você que está estudando as possibilidades do mercado, te ajudamos a prestar atenção às perguntas que não pode deixar de fazer. Venha com a gente!
O que é acessibilidade digital?
É sempre bom começar pelo começo, não é mesmo? Sendo assim, a acessibilidade digital está relacionada à prática de tornar o universo digital, como sites, aplicativos e documentos online, acessível para pessoas com deficiência. Isso inclui pessoas com deficiência visual, auditiva, física, cognitiva e outras, inclusive aquelas com limitações temporárias ou situacionais.
A acessibilidade digital é importante porque permite que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades, possam perceber, entender, navegar e interagir com o conteúdo online de forma eficaz e sem barreiras!
Quais são os principais tipos de ferramentas de acessibilidade?
Existem diversas ferramentas de acessibilidade disponíveis para ajudar a tornar sites e aplicativos mais acessíveis. Confira alguns exemplos:
- Leitores de tela: softwares que convertem texto em áudio, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão possam ouvir o conteúdo de um site;
- Ampliadores de tela: ferramentas que aumentam o tamanho do texto e dos elementos visuais na tela, facilitando a leitura para pessoas com baixa visão;
- Controles de voz: permitem que pessoas com limitações motoras controlem um dispositivo usando comandos de voz;
- Legendas: tornam o conteúdo de áudio acessível em texto para pessoas surdas ou com deficiência auditiva que dominam a língua escrita;
- Tradutores de Línguas de Sinais: plugins instalados em sites que convertem automaticamente todo o conteúdo escrito de uma página web para Língua de Sinais, ou Libras (Língua Brasileira de Sinais), no caso do Brasil;
- Teclados virtuais: permitem que pessoas com limitações motoras usem um teclado virtual direto na tela.
Como implementar acessibilidade digital no seu site?
Implementar a acessibilidade digital em um site não precisa ser um bicho de sete cabeças. O importante é seguir algumas boas práticas e diretrizes básicas, além de tentar incluir a acessibilidade logo no início de um novo projeto.
Para te ajudar a começar, aqui está um checklist básico para te guiar nas primeiras ações em tornar seu site acessível:
Perguntas a se fazer antes de comprar uma ferramenta de acessibilidade digital
Agora que você já entende um pouco mais sobre acessibilidade digital e conhece algumas das principais ferramentas assistivas, é hora de escolher em qual investir, certo?
No entanto, antes de adquirir uma ferramenta de acessibilidade digital, é importante fazer algumas perguntas para garantir que ela atenda às necessidades do seu site e do seu público.
Aqui estão algumas questões relevantes para considerar:
- A funcionalidade que você está contratando opera igualmente, tanto na versão mobile, quanto na versão desktop?
Essa é uma pergunta bastante importante, já que cada vez mais a web é acessada por meio de smartphones. Inclusive, hoje em dia, as versões mobile representam 80% de todos os acessos no mundo digital, contra 20% das versões desktop.
Sendo assim, lembre-se de descobrir se a ferramenta que você está contratando funciona em ambas as plataformas, sem limitar ou prejudicar a navegação em nenhuma delas.
- A política de segurança é uma prioridade para esse negócio?
Segurança é super importante em todos os aspectos, principalmente no cenário web, não é mesmo?
Por conta disso, ter um mapeamento de risco recorrente e análises profundas que garantam a sua segurança como cliente contra ataques cibernéticos é essencial. Uma maneira de garantir isso é por meio de certificados de testes de intrusão, então preste atenção!
- Existe algum tipo de dashboard do cliente para acompanhamento de métricas?
Qual o nível de estudo e conhecimento do público final que esse fornecedor que você está investigando tem?
Além de acessibilizar o site, é importante entender a usabilidade e aderência do público final nas funcionalidades oferecidas. Isso possibilita que você tenha informações tangíveis para seguir com ações de engajamento com esse público, por exemplo, e tenha um retorno acerca da satisfação daquele recurso contratado.
- Há uma pessoa de Sucesso do Cliente dedicada para te atender?
Acessibilidade pode ainda ser um tema muito novo para você. Dessa forma, é bem interessante ter o apoio de profissionais de um time de Sucesso do Cliente para te atender. Com essa pessoa dedicada cuidando da sua conta internamente, você terá uma ajuda constante com demandas, dúvidas e suporte durante a sua jornada de acessibilidade.
Então, certifique-se de que a ferramenta assistiva que você for contratar ofereça esse serviço também, caso você ache importante.
- O suporte técnico é qualificado e ágil?
Você sabe responder qual é o tempo médio de atendimento da ferramenta que você está pensando em contratar por ticket de suporte?
A diversidade no ambiente web é imensa, com inúmeras plataformas e diferentes configurações. Por isso, possivelmente serão necessárias análises e adaptações no ambiente digital para uma melhor performance da ferramenta, ou até mesmo, rápida resolução de qualquer imprevisto.
Como a acessibilidade impacta as empresas?
A acessibilidade pode ter um impacto bastante significativo nas empresas, já que amplia o seu alcance e influencia positivamente sua reputação.
Ao tornar seus produtos digitais acessíveis, as organizações podem atingir um público mais amplo, incluindo pessoas com deficiência, que possuem uma renda disponível de US$5,3 bilhões só no Brasil.
Isso pode resultar em um aumento nas vendas e na fidelização de pessoas consumidoras, uma vez que elas cada vez mais valorizam marcas que são inclusivas e se preocupam com a acessibilidade.
Além disso, a conformidade com padrões de acessibilidade pode ajudar as empresas a evitar indenizações e cumprir requisitos legais, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Essas medidas não apenas reduzem o risco de processos judiciais, mas também mostram o compromisso da organização com a igualdade e a inclusão, o que pode fortalecer sua imagem e atrair clientes e talentos alinhados com esses valores.
Conclusão
A acessibilidade digital é uma parte essencial do desenvolvimento e evolução da web. Ela é responsável por garantir que todas as pessoas usuárias possam acessar e interagir com o conteúdo online.
Por conta disso, no momento de considerar investir em ferramentas de acessibilidade digital, é importante fazer as perguntas certas para garantir que você está escolhendo a solução ideal para as suas necessidades.
Aqui na Hand Talk nós acreditamos que qualidade, segurança e suporte são a base para uma experiência de excelência. Além de oferecer um dashboard do cliente e profissionais especialistas em Sucesso do Cliente, contamos com um tempo médio de resolução de tickets de suporte de 2 horas. Rápido, não é mesmo?
Nós entregamos tudo isso junto ao nosso plugin de acessibilidade digital, que além de traduzir automaticamente textos para Línguas de Sinais, ainda oferece diversos outros recursos assistivos. Converse com especialistas e saiba mais!
- * Ana Sofia Gala faz parte da equipe Hand Talk
Fonte: https://www.handtalk.me/