Programação extensa movimenta a cidade pelo Orgulho das Pessoas com Deficiência no DF
No domingo, 26 de maio, Brasília será palco da primeira Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência (PCD). O evento histórico acontece na Torre de TV, a partir do meio-dia, e é organizado pela instituição Parada do Orgulho PCD BR em parceria com organizações e movimentos sociais locais.
ARTISTAS DA CIDADE
A programação contará com apresentações de diversos artistas locais. Entre eles, está Fillipe Costta, artista do rap e uma pessoa com deficiência. “É um espaço para afirmar nossa presença e capacidade. O rap, que tem suas raízes na militância e no protesto, é um veículo perfeito para essa mensagem. Ser militante do movimento hip-hop e dos direitos das pessoas com deficiência me motiva a participar ativamente deste evento no Distrito Federal, a capital do poder político no Brasil. Queremos que todos vejam que nada sobre nós sem nós. Somos capazes e uma potência em diversos campos, como arte, cultura, tecnologia, jornalismo e administração”, reafirma Filllipe.
Outro nome de destaque é a banda Artrodeze, liderada pela vocalista Jai Abrantes, que é uma mulher, PcD e atleta paraskatista. “Costumo rodar o Brasil como atleta falando sobre o paraskate, mas como artista vai ser a primeira vez que represento as PCDs, e é muito gratificante chegar nesse lugar onde represento uma parcela da população que sofre com capacitismo e preconceito diariamente, mostrando que não viemos pra brincadeira! Estou muito ansiosa pra subir no palco e me encontrar com o público,” explica Jai Abrantes.
Já Mihh Black, compositora e poeta, explica que a participação na Parada do Orgulho PCD também carrega um significado profundo para sua carreira e para a cena cultural da cidade. “É um espaço para exercer parte do meu eu, o artístico, que muitas vezes não tem espaço socialmente como pessoa com deficiência nos lugares típicos da arte. É preciso ressaltar para a cena da cidade que há artistas locais brilhantes que também são PcDs, e que é possível que essas pessoas estejam produzindo e colocando suas artes para a cidade. Acessibilidade não é só para quem quer consumir cultura, mas também para quem faz parte da construção da cena”, explica a cantora.
HOMENAGEM AO ORGULHO PCD
Além das apresentações artísticas, a programação inclui uma Sessão Solene em homenagem ao Orgulho das Pessoas com Deficiência no dia 28 (terça) na Câmara Legislativa. A atividade é promovida pelo deputado distrital Fábio Felix. Na ocasião serão homenageadas ativistas e pessoas com deficiência. Além de crianças com doenças raras. Atualmente o Distrito Federal enfrenta inúmeras barreiras, pois não garante inclusão nas políticas públicas para pessoas com deficiência.
SERVIÇO
O quê: 1ª Parada PCD de Brasília
Local: Torre de TV
Data: 26 de maio
Horário: Concentração a partir das 12h
Realização: Parada do Orgulho PCD Brasil