fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Meu corpo está aqui, com atores com deficiência, na Mostra de Teatro do Presença Festival 2024

Meu corpo está aqui, com atores com deficiência, na Mostra de Teatro do Presença Festival 2024

Presença Festival 2024, evento multiplural focado na diversidade, equidade e inclusão na cultura, apresenta Mostra de Teatro, com peças e elenco premiados, no Teatro Cesgranrio 

O Presença Festival está de volta para a terceira edição oficial e traz uma explosão de cultura e representatividade para a cidade do Rio de Janeiro. Conhecido pela pluralidade nas artes e na cultura, o festival reafirma o compromisso com a diversidade, destacando a potência criativa da comunidade LGBTQIAPN+ e promovendo a inclusão e a igualdade em todas as formas artísticas. 

Até o dia 2 de junho, acontece a Mostra de Teatro, totalmente gratuita, que reúne no Teatro Cesgranrio (RJ), espetáculos premiadíssimos e importantes para a cena cultural brasileira, com atores e diretores renomados, que trazem um olhar diferenciado para temas como inclusão e diversidade. 

 “Meu Corpo Está Aqui” parte das experiências pessoais de quatro atrizes e atores PCDs (pessoas com deficiência) para abordar suas descobertas afetivas e sexuais e os obstáculos encontrados nesta jornada. Em cena, o elenco, formado por Bruno Ramos, Haonê Thinar, Juliana Caldas e Pedro Fernandes, fala abertamente sobre relacionamentos, corpos e desejos por meio de depoimentos ficcionalizados pelas artistas cariocas Julia Spadaccini, autora e idealizadora do projeto e também pessoa com deficiência auditiva, e Clara Kutner, que assume a função de diretora. Questionando com ironia e lirismo concepções culturais e históricas a respeito do que é considerado “normal”, o espetáculo celebra estes corpos invisibilizados socialmente e aprofunda as reflexões sobre suas subjetividades.

“Ser uma autora PCD e estar num projeto onde todos em cena também são, é uma vivência de vasta inclusão . Precisamos de PCDs protagonizando filmes, peças, programas de TV e não com a invisibilidade que acomete o corpo com deficiência, seus desejos, amores e sexualidade”, ressalta Julia. “Queremos levantar questões e embaralhar a lógica da eficiência. Para mim, é uma peça desejo-manifesto onde os atores se misturam, se embolam, celebram seus corpos, com algumas histórias tristes, uma dose alta de ironia e muitas perguntas que não temos como responder”, completa Clara, que também já atuou na direção de novelas como Um Lugar ao Sol, da TV Globo. 

Meu Corpo está aqui estará em cartaz na Mostra de Teatro do Presença Festival 2024 nos dias 30 e 31 de maio, às 20h.

“O Presença cresceu, o festival amadureceu e trouxemos nesta edição um olhar especial de valorização para as sonoridades brasileiras. São artistas que fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+ ou que são comprometidas com a nossa causa. O festival cada vez mais valoriza essas camadas que a diversidade tem e o debate é interseccional, com o objetivo dar visibilidade e reconhecimento a mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, pessoas pretas, PcDs (Pessoas com Deficiências) ou de povos originários através da arte e cultura”, afirma o publicitário e produtor cultural José Menna Barreto, idealizador, diretor artístico e curador do evento.

Serviço: Mostra de teatro do Presença Festival 2024 
Local: Teatro Cesgranrio (Rua Santa Alexandrina, 1011 – Rio Comprido)

Dia 30 e 31 de maio – 20h – Espetáculo “Meu Corpo Está Aqui”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *