fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Festival de rock no interior de SP promete ser um dos mais inclusivos do Brasil

Festival de rock no interior de SP promete ser um dos mais inclusivos do Brasil

João Rock 2024 garante ser um dos festivais mais acessíveis do Brasil, oferecendo diversidade, inclusão e acessibilidade. Festival contará com intérprete de libras, equipamentos de audiodescrição, roda gigante adaptada e estruturas acessíveis em todos os setores. Diário PcD terá cobertura especial com equipe acompanhando os shows.

  • * Por Isabela Talavera e Maria Julia Capilé

A conhecida Califórnia Brasileira, como por anos identificou a cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo já está vivendo o clima da ‘capital do rock’.

Acontece neste sábado a 21ª edição do João Rock, que acontece no Parque Permanente de Exposições e receberá Samuel Rosa, Marina Sena, Pitty, Maria Gadú, Paralamas do Sucesso, Emicida, CPM 22, Lulu Santos, Djonga, entre outros artistas. Todas as atrações estarão dividas em vários palcos do festival.

Com 14 horas de muita música e reúne artistas e fãs de rock, pop, trap, reggae e MPB.

O João Rock contará com adaptações de acesso e sinalizações de áreas específicas, além de banheiros adaptados em todos os setores; plataformas elevadas PCD – espaço elevado para acesso com cadeiras de rodas, que oferece melhor visão dos shows -; filas exclusivas; e intérpretes de libras e audiodescrição, para que pessoas com deficiência auditiva e visual possam ter acesso a tudo o que está acontecendo em todos os palcos e, pela primeira vez, nos camarotes.

Em entrevista ao Diário PcD, Fabrício da Silva – o Giraia, produtor de acessibilidade, sócio e cofundador da Justo Acessibilidade afirmou que “estamos trabalhando e levando acessibilidade para o João Rock, que no seu 21º ano será um dos festivais mais acessíveis, adaptáveis e inclusivo, voltado a atender a todos, a diversidade e a inclusão com acessibilidade. Com ambientes mais acessíveis e adaptáveis, desde a entrada PCD totalmente diferenciada e exclusiva, Easyfloor durante todo o percurso para que minimize os acidentes, triagem inteligente PCD nos acessos. Teremos plataformas PCDS exclusivas com rampas adaptadas, banheiros exclusivos, audiodescrição nas plataformas, intérprete de libras em todos os palcos, transmitindo nacionalmente e mundialmente pelo Multishow”.

Giraia ainda informou que o festival terá camarotes com espaço PCD exclusivo, banheiros exclusivos PCDS, atendimento e renda de acolhimento. Teremos o kit livre, que proporciona mobilidade e liberdade para todas as pessoas PCDs, gestantes, obesas ou pessoas com mobilidade reduzida temporária ou definitiva. Enfim, um monte de acessibilidades para trazer explosão de inclusão e diversidade. Teremos a roda gigante exclusiva, o Boticário que vem com uma proposta legal de pinturas exclusivas.
O festival será um dos mais inclusivos do Brasil”.

Ana Flavia Polin, uma das representantes do público PCD do Festival, destaca a relevância da inclusão para todos. “É muito importante ver a forma que um evento como o João Rock olha pra acessibilidade e inclusão, porque cada dia mais há uma luta muito forte para que a cultura e o lazer também nos acolham. E o Festival, em cada edição, realmente se preocupa em trazer o máximo de inclusão em cada parte dele, e não o mínimo, que é o que muitas vezes nós encontramos!”, frisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *