fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Justiça Eleitoral planeja participação de pessoas com deficiência como mesárias nas eleições

Justiça Eleitoral planeja participação de pessoas com deficiência como mesárias nas eleições

Encontro, realizado de forma híbrida, discutiu estratégias para viabilizar a participação de pessoas com deficiência como colaboradoras nos locais de votação

Nesta terça-feira (28), a Administração do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) se reuniu com instituições para alinhar a participação de pessoas com deficiência (PcDs) como mesárias nas Eleições de 2024. O encontro foi realizado no terraço da Presidência, no edifício-sede do TRE-PR, e contou também com a participação on-line de instituições de todo o estado.

O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, disse que a iniciativa é fundamental para dar visibilidade às pessoas com deficiência e definir as estratégias de acessibilidade para os locais de votação. 

A coordenadora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC), Fernanda Costa Peixoto Primo, apontou que é preciso “analisar as necessidades e gerar estratégias conjuntas”. O presidente da Comissão de Acessibilidade do TRE-PR, Neryberto Loureiro da Silva, destacou que as instituições auxiliam a compreender as peculiaridades de cada pessoa com deficiência.

Noemi Rebello se emocionou ao lembrar da participação de sua filha, a embaixadora de acessibilidade do TRE-PR e influencer Pietra Silvestri, como mesária nas Eleições de 2022. “Tanto pais quanto educadores devem estimular ao máximo esse tipo de iniciativa. Só por meio da participação e da responsabilidade é que teremos mais força para reivindicar nossos direitos”.

Walmir Matos, representando o secretário do Esporte do Paraná, Hélio Renato Wirbiski, falou sobre os jogos paralímpicos que reunirão mais de 5 mil atletas em Londrina, entre os dias 29 de maio e 2 de junho. Durante esse evento, a Justiça Eleitoral fará o cadastramento de pessoas com deficiência que desejem trabalhar como mesárias nas eleições.

A assessora de Inovação e Acessibilidade, Claudia Afanio, respondeu aos questionamentos sobre a inscrição das pessoas com deficiência como mesárias e sobre a campanha #SouMesário. Desde abril, é possível que as PcDs indiquem sua deficiência ao fazer o cadastro no formulário on-line.

Ao final do encontro, a promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR) e integrante do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, Mariana Dias Mariano, parabenizou as instituições e o TRE-PR pela iniciativa e colocou o MPPR à disposição da causa. Já o procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy, ressaltou a disponibilidade e a ação dos juízes e promotores das zonas eleitorais para fiscalizar os locais de votação com o objetivo de garantir a acessibilidade.

Presenças

Pelo TRE-PR, estiveram presentes à reunião o seu presidente, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o procurador regional eleitoral, Marcelo Godoy; o secretário de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação (SECPLEI), Valcir Mombach; a chefe da Assessoria Jurídica da Diretoria-Geral, Daniele Cristine Forneck Franzini; o secretário de Comunicação e Multimídia, Willian Gallera Garcia; a coordenadora de Comunicação Social, Melissa Diniz Medroni; o coordenador-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), Domício Ribeiro Prates Filho; a assessora de Inovação e Acessibilidade (AIA), Claudia Afanio; o chefe do Cartório da 145ª Zona Eleitoral e presidente da Comissão de Acessibilidade, Neryberto Loureiro Da Silva; a chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Mary Natsue Ogawa; a assistente da Assessoria de Cerimonial, Marta Harumi Oshiro; e o servidor da AIA Diogo Fraga Ferreira.

Também compareceram a representante do MPPR, a promotora Mariana Dias Mariano; a coordenadora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC), Fernanda Costa Peixoto Primo; e os representantes da Escola Forrest Gump, da Escola Lucy Requião e da casa de Acolhimento Institucional da Associação para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Curitiba. Ainda foram representadas as APAEs de diversos municípios do estado, a exemplo de Santo Itararé, Maringá, Paranaguá, Paiçandu, Umuarama, Lapa, Cascavel e Jaguapitã.

Fonte: Comunicação Social do TRE-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *