fbpx
  • ter. dez 3rd, 2024

Terminal de ônibus na zona norte de SP recebe Selo de Acessibilidade Arquitetônica

Terminal de ônibus na zona norte de SP recebe Selo de Acessibilidade Arquitetônica

Por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência 11 Selos foram entregues a terminais espalhados pela capital paulista

Como uma forma de garantir a acessibilidade de edificações públicas e privadas, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), emite o Selo de Acessibilidade Arquitetônica. Nesta segunda-feira, 10, o Terminal Pirituba, na zona Norte da capital, recebeu o certificado. A entrega do Selo foi feita em uma cerimônia no terminal.
 

Com 20 anos de função, o terminal recebe cerca de 100 mil pessoas diariamente, e agora os passageiros com deficiência terão acesso a um espaço totalmente acessível. Seguindo a norma brasileira, o Terminal Pirituba dispõe de novos itens de acessibilidade, como: acessos, rotas e faixas elevadas, acessibilidade de sanitários, sinalização visual e pisos táteis, placas em braille nos corrimãos, elevadores, instalação de bebedouros, bancos, posto de atendimento e bilheterias, e diretório tátil.
 

O Selo de Acessibilidade Arquitetônica indica que a edificação é adequada ao uso por pessoas com deficiência, concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), conforme estabelecido nos Decretos nº 45.552/2004 e nº 58.031/2017 e na Lei nº 15.576 /2012. O pedido de solicitação é realizado pelo portal 156 e encaminhado à Coordenação de Acessibilidade e Desenho Universal (CADU) para avaliação. Posteriormente será encaminhado para deliberação da CPA, quanto à concessão do documento, que é gratuito conforme Decreto nº 62.218, de 8 de março de 2023.

Em 2024, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) entregou 7 Selos de Acessibilidade Arquitetônica em terminais de ônibus da capital. Desde a criação do CPA, foram concedidos 11 Selos, sendo contemplados 10 terminais, pois o Terminal Santo Amaro recebeu duas vezes a certificação.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *