fbpx
  • sex. nov 22nd, 2024

Biochallenge Brasil 2024 promove inovação em Tecnologias Assistivas em competição gratuita

Biochallenge Brasil 2024 promove inovação em Tecnologias Assistivas em competição gratuita

Organizado pelo Inatel, campeonato visa reunir ideias de estudantes para enfrentar desafios relacionados a deficiências visual, auditiva e motora

O Biochallenge Brasil 2024, organizado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, com o apoio da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), reunirá estudantes de tecnologia e saúde em uma competição nacional para desenvolver soluções inovadoras em Tecnologias Assistivas.

Durante o desafio, cada equipe desenvolverá um protótipo funcional para abordar questões relacionadas a deficiências visual, auditiva e motora. Os modelos serão testados através de desafios e apresentados por meio de pitches, com suporte técnico dos mentores.

A competição será dividida em três fases: a @Trilha online, as Regionais Presenciais e a Final Nacional, marcada para o dia 3 de setembro durante o Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB). Na @Trilha, os participantes receberão mentorias online para a ideação e especificação de seus protótipos. Nas Regionais, equipes de diferentes regiões do Brasil participarão de oficinas de montagem e competições locais, culminando na escolha dos campeões regionais. Estes campeões disputarão a Final Nacional, em que a melhor solução de cada categoria será premiada.

Sobre o Inatel

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, fundado em 1965, é um centro de referência em ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. Localizado em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Telecomunicações do Brasil e, atualmente, oferece sete cursos de graduação, além de pós-graduação lato sensu, cursos a distância e Mestrado e Doutorado em Telecomunicações. Além de formar profissionais, o Instituto facilita a transferência de tecnologia para o mercado e mantém parcerias estratégicas com empresas de tecnologia nacionais e multinacionais, além de órgãos como os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde 2016, é a unidade Embrapii, responsável por apoiar o desenvolvimento e a inovação no Brasil e, em 2023, foi anunciado como Centro de Competência Embrapii em Redes 5G e 6G. Para mais informações, visite o site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *