fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Crescimento de diagnósticos de Autismo requer educação mais inclusiva, defende Abrac

Crescimento de diagnósticos de Autismo requer educação mais inclusiva, defende Abrac

Norma internacional ISO 21001 foca na inclusão e na melhoria contínua das escolas e sua adaptação à alunos especiais

Segundo o CDC (Centers for Disease Control and Prevention), órgão de saúde dos Estados Unidos, uma em cada 36 crianças é diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – um aumento significativo em comparação com o ano de 2000, quando esse índice era de uma em cada 150 crianças. Os números norte-americanos fornecem um panorama sobre o tema, uma vez que ainda não há um estudo brasileiro sobre TEA.

O aumento dos diagnósticos de TEA destaca a necessidade de uma educação mais inclusiva, que atenda a todos os alunos. Nesse contexto, a norma ISO (International Organization for Standardization) 21001 implementa dentro das instituições de ensino, sejam públicas ou privadas, um sistema de gestão que tem como um de seus requisitos a presença de educadores e profissionais capacitados para lidar com pessoas com deficiência (PCD). 

“Um ambiente escolar preparado e com profissionais qualificados auxilia, inclusive, nos diagnósticos. A ISO 21001 também permite a personalização da abordagem educacional, garantindo que o ambiente seja verdadeiramente inclusivo”, explica Rosemary Vianna, vice-presidente de Sistemas e Pessoas da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac).

Uma organização educacional certificada com essa norma deve incentivar o envolvimento das famílias na gestão escolar, além de implementar o ciclo PDCA – Plan, Do, Check, Act, em português: planejar, fazer, verificar e agir, que estabelece um processo de melhoria contínua voltado para a satisfação dos alunos. 

“O processo de certificação é iniciado com a solicitação da organização para uma entidade certificadora, envio de documentos e realização de auditorias. Não apenas uma maneira de se destacar no mercado e de seguir as legislações vigentes, a conformidade com essa norma influencia diretamente no futuro educacional do país”, conclui Rosemary Vianna.

ISO 21001 e a LBI

A ISO 21001 possui pontos em comum com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) nº 13.146, em vigor desde 2016, que tem como objetivo assegurar e promover direitos, liberdades fundamentais, inclusão social e cidadania de pessoas com deficiência. Assim como a norma, a LBI enfatiza a necessidade de disponibilidade de professores para o atendimento de alunos com deficiência, bem como de recursos de acessibilidade e tecnologia assistida.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne os principais laboratórios e certificadoras acreditadas ao Inmetro e que são responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas que são oferecidos aos cidadãos. A avaliação da conformidade, operada pelos entes acima citados, tem por objetivo informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *