A iniciativa, realizada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, já certificou mais de 5.000 paulistanos, desde 2020, nas áreas de comunicação, tecnologia da informação, arquitetura, engenharia
Pensando no desenvolvimento sustentável da cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) oferece gratuitamente cursos com certificação sobre acessibilidade e inclusão para paulistanos da área de comunicação, tecnologia da informação, arquitetura, engenharia e a quem mais interessar. As capacitações envolvem acessibilidade digital e comunicacional; educação continuada e certificação em acessibilidade; e calçadas e vias exclusivas para pedestres com deficiência; além do projeto “Conhecer para Incluir”. Todos os cursos exigem inscrição prévia, feita em formulários disponíveis no site institucional da pasta.
Mais informações sobre: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/cpa/index.php?p=12009
A capital paulista possui cerca de 810 mil pessoas com deficiência, de acordo com o Censo de 2010, revisto pelo IBGE no final de 2017, e a Prefeitura trabalha diariamente para que a cidade se torne cada vez mais inclusiva, acessível e igualitária. Os cursos de acessibilidade já certificaram mais de 11.500 pessoas, sendo mais de 5 mil certificados na atual gestão, que aprenderam a quebrar barreiras existentes para pessoas com deficiência.
Nas aulas os alunos terão conhecimento sobre leis, decretos, portarias, resoluções, normas técnicas de acessibilidade e desenho universal, conteúdo exemplificado digital e também sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Além de ter o tema “pessoa com deficiência” elucidado, pois é abordado formas de fazer sua inclusão na sociedade, mostrando que barreiras devem ser quebradas.
“Os cursos são muito importantes para a inclusão das pessoas com deficiência, por meio da conscientização e eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas, precedendo acesso aos direitos sociais fundamentais comuns a todas as pessoas – como educação, saúde , trabalho, cultura, lazer, moradia, entre outros -, garantindo o mínimo necessário para que um indivíduo exista de forma digna”, comenta Sirlei Hurler, assessora da SMPED e professora dos cursos de Educação Continuada e Calçadas e vias exclusivas.
Além de capacitações de acessibilidade, a pasta também possui o projeto “Conhecer para Incluir”, que aprofunda o tema “pessoa com deficiência” com o propósito de promover a inclusão social, ressaltando a importância de quebrar barreiras arquitetônicas, digitais, de comunicação e atitudinais. Com aulas sobre Desenho Universal, Acessibilidade Digital e Comunicacional, o curso combate estereótipos, preconceitos e discriminações.
A iniciativa faz parte da meta 22, do Plano de Metas do município, que está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, onde a Prefeitura promove ações educacionais inclusivas, equitativas e de qualidade a todos. A assessora e professora do curso de Acessibilidade Digital e Comunicacional, Priscila Fonseca, completa: “Atualmente, dentro do nosso Plano de Metas, os cursos possuem essa garantia, o que de fato tem transformado a capital e apresentando uma política pública de ponta e eficaz “.
Saiba mais sobre os Cursos de Acessibilidade e o Conhecer para Incluir
Durante a capacitação, o aluno aprende sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI); os tipos de deficiência; como fazer uma descrição de imagem; dicas de relacionamento; os diferentes tipos de barreira não inclusiva; e muito mais.
Conhecer para Incluir
Materiais: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/publicacoes/?p=295955
Educação continuada e certificação em acessibilidade
Módulo Básico – On-line (https://bit.ly/CECCABÁSICO)
Módulo Avançado – On-line (https://bit.ly/CECCAAVANÇADO)
Calçadas e vias exclusivas para pedestres
Inscrições: https://bit.ly/CURSOCALÇADAS
Acessibilidade digital e comunicacional
Inscrições: https://bit.ly/ACESSIBILIDADEDIGITAL