fbpx
  • dom. nov 24th, 2024

Governo produzirá novas estatísticas sobre condições de vida de pessoas com deficiência

Governo produzirá novas estatísticas sobre condições de vida de pessoas com deficiência

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) articulam produção de novos dados estatísticos sobre as condições de vida das pessoas com deficiência

A criação de uma série de novos indicadores sobre pessoas com deficiência avança no governo federal. Por meio de mobilização entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pastas articulam produção de novos dados estatísticos sobre as condições de vida das pessoas com deficiência.

Em 2023, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios divulgou, pela primeira vez, dados sobre esse público. Com expectativa de investimento conjunto entre os órgãos a fim de subsidiar a execução desses dados, técnicos do IBGE já estão avaliando os critérios técnicos da pesquisa.

Nesta última semana, a periodicidade de indicadores sobre esse público foi tema de reunião entre representantes da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD) e o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann.

No encontro, o diretor de Relações Institucionais da SNDPD/MDHC, Antônio José Ferreira, afirmou que o objetivo da parceria é fortalecer as políticas públicas voltadas para esse público. “O país precisa se aprofundar cada vez mais sobre a promoção dos direitos das pessoas com deficiência. No cenário atual, por exemplo, precisamos identificar as barreiras que mais impedem a nossa autonomia, as principais causalidades e os custos da deficiência”, disse.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, detalhou que a intenção é repetir a inclusão de um módulo específico sobre a deficiência na próxima Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua). “Vamos fazer um esforço concentrado para ir a campo, treinar as equipes e apresentar um novo panorama e análise sobre as condições de vida das pessoas com deficiência, a exemplo do que ocorreu com a parceria de 2023”, afirmou.

A parceria citada por Marcio Pochmann durante a reunião, que aconteceu na sede da SNDPD, em Brasília, diz respeito à PNAD Contínua, que por meio de parceria entre a MDHC e o IBGE foi amplamente divulgada e apresentou a situação das mais de 18,6 milhões pessoas com deficiência do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *