fbpx
  • sáb. set 28th, 2024

Luto – Faleceu Flávia Diniz

Luto - Faleceu Flávia Diniz

Entidades divulgam mensagens de pêsames pelo falecimento de Flávia Diniz, uma das lideranças mais importantes do Movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI Brasil).

Desde o início da manhã desta terça-feira, 25, diversas entidades e a sociedade civil brasileira e mundial estão divulgando e manifestando os pêsames pelo falecimento de Flávia Diniz.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) “lamentam profundamente a partida precoce de Flávia Diniz, uma das lideranças mais importantes do Movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI Brasil). Integrante honorária do movimento, Flávia Diniz mantinha diálogo permanente com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD) e se tornou uma figura central da luta anticapacitista e antirracista do país. Além de ser ativista e defensora dos direitos humanos, Flávia Diniz era produtora cultural, palestrante e conselheira da Unesco-SOST Transcriativa, movimento de transformação coletiva. Mulher, mãe solo, negra, LGBTQIA+, pessoa com deficiência, Flávia Diniz tinha muitas intersecções em um só corpo e deixa um legado de ensinamentos e de defesa da democracia e da inclusão. Neste momento de dor, portanto, o MDHC e o Conade prestam solidariedade aos familiares, amigos, ativistas e a todas as pessoas que foram impactadas pela atuação grandiosa de Flávia Diniz”.

“Com muita tristeza e amor o Movimento Vidas Negras com Deficiência Importam lamenta a partida precoce de sua membra honorária Flávia Diniz”, escreveu o VNDI Brasil, nas redes sociais, ao anunciar o seu falecimento. “Flávia, uma mulher forte, batalhadora e principalmente uma grande defensora dos Direitos Humanos e da Luta das Pessoas Pretas com Deficiência, partiu para virar ancestral (23/06/24)”, completa.

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) lamenta o falecimento da ativista dos direitos humanos, Flavia Diniz, aos 44 anos. Flavia, mulher preta e com deficiência, idealizou o Quilombo-PcD, o ‘Resenha das Pretas’

Confira a nota oficial do Quilombo PcD, divulgado nas redes sociais sobre o falecimento de Flávia Diniz:

É com profunda tristeza que o Quilombo PcD comunica o falecimento no domingo 23/06/2024 da Flávia Diniz, uma das vozes mais fortes e batalhadoras na luta pelos direitos das pessoas negras com deficiência.

Flávia foi uma das fundadoras do Quilombo PcD e durante o tempo que esteve conosco compartilhou a sua alegria contagiante e energia pulsante na luta pelo nosso coletivo.

Flávia, era conhecida como uma mulher de força extraordinária, foi uma incansável defensora dos Direitos Humanos e dedicou sua vida a combater as desigualdades e injustiças enfrentadas por nossa comunidade. Sua coragem e determinação inspiraram muitos de nós, e era de uma generosidade grandiosa para com o próximo.

Sua presença era lembrete constante de que, apesar dos atravessamentos, a luta valia a pena. Flávia não apenas batalhou pelos direitos das pessoas com deficiência, pessoas negras e pessoas negras com deficiência, mas também nos ensinou a importância de nos unirmos e de nos apoiarmos mutuamente.

Seu legado de luta, amizades e ensinamentos permanecerá sempre vivo em todos que por ela foram impactados e permanecem transformando realidades. A memória de Flávia será celebrada e reverenciada por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la, conviver e amá-la.

Que Flávia encontre o descanso merecido e continue sorrindo e guiando a todos nós de onde quer que esteja. Ela sempre será lembrada com carinho e gratidão por sua imensa contribuição à nossa causa com carisma, muito samba e muita garra em suas ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *