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  • ter. set 17th, 2024

Serviço de Libras da Prefeitura de SP é finalista no prêmio LATAM Smart Citys Awards 2024

Serviço de Libras da Prefeitura de SP é finalista no prêmio LATAM Smart Citys Awards 2024

A Central de Intermediação em Libras (CIL), iniciativa da SMPED, ficou entre os três melhores projetos da América Latina e Caribe

A Central de Intermediação em Libras (CIL) ficou entre os três melhores projetos da América Latina e Caribe e recebeu o prêmio LATAM Smart Citys Awards 2024, na categoria “Sociedade Equitativa e Colaborativa”. O serviço da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), auxilia na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdas durante qualquer atendimento em equipamentos públicos da cidade de São Paulo, e foi reconhecido por tornar a cidade mais igualitária.
 

A premiação faz parte do Congresso Internacional Smart City Expo, que acontece na cidade de Mérida, México. O evento tem como missão capacitar governos subnacionais por meio da inovação social e da identificação de oportunidades de colaboração, o objetivo é engajar as cidades para criar um futuro melhor para os seus cidadãos.
 

Com o intuito de valorizar o trabalho dos municípios que vêm implementando projetos inovadores e sustentáveis ​​na América Latina, o prêmio LATAM Smart Citys Awards reconheceu a Central de Intermediação em Libras como uma iniciativa que colabora para a inclusão social de pessoas com deficiência e também para o desenvolvimento sustentável dentro de São Paulo.
 

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é usada por meio de videochamadas durante os atendimentos nos serviços públicos, a CIL tem o papel de intermediar a comunicação entre atendente e munícipe com deficiência. A ferramenta funciona de duas formas, online e presencial, que permite o acesso aos serviços da Prefeitura sem nenhuma dificuldade, de maneira gratuita, acessível e eficiente.
 

De modo online por meio de celulares e tablets com os sistemas Android ou iOS, o munícipe consegue instalar o aplicativo CIL-SMPED na loja de aplicativos de seu aparelho móvel sem nenhum custo. Ao necessitar do serviço, o cidadão paulistano também não terá seu pacote de dados consumido. Esse benefício se dá por conta da Prefeitura de São Paulo ter assinado um contrato de navegação patrocinada com as quatro grandes operadoras de telefonia do Brasil (Claro, Tim, Oi e Vivo) em 2019.
 

Na modalidade online os serviços disponíveis são de emergências (Polícia 190, Guarda Civil Metropolitana 153, Bombeiros 193), segurança (Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, Central de Atendimento à Mulher 180, Disque Denúncia, Disque 100 Direitos Humanos) e serviços (Cate, SP156, Procon e INSS).
 

Já a segunda forma de atendimento é presencial. A cidade de São Paulo conta com mais de 700 Postos de Atendimento Presencial (PAP-CIL) instalados pela área técnica da SMPED nos equipamentos públicos. O serviço fará uma triangulação entre a pessoa com deficiência auditiva ou surda, o serviço e o intérprete de Libras.
 

A CIL, que funciona 24 horas por dia durante os sete dias da semana, possui um investimento anual de R$460 mil reais pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Além disso, o aplicativo CIL-SMPED já ultrapassou 30 mil downloads, e o PAP-CIL já chegou a atender cerca de 69 mil chamadas presencialmente.
 

Outras premiações
A Central de Intermediação em Libras (CIL) é um serviço que já foi reconhecido em outras premiações. No último mês, a iniciativa recebeu o prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (UNPSF&A) durante o Un Public Service Forum 2024, na cidade de Incheon, localizada na Coreia do Sul. O evento foi promovido e organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
 

Em 2022, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) recebeu o prêmio Zero Project Conference, no escritório das Nações Unidas de Vienna, na Áustria. O projeto foi reconhecido por promover a implementação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um instrumento redigido pela ONU, em 2006.
 

No último ano, a premiação da Hand Talk reconheceu a CIL na 2ª edição do Prêmio Líderes de Acessibilidade, na categoria Melhores Iniciativas de Acessibilidade Web – Organizações Públicas e Privadas. A startup alagoana é conhecida por ter a maior plataforma de tradução em Línguas de Sinais do mundo, e premia iniciativas de pessoas e organizações que estão transformando a realidade da sociedade, sejam elas por meio de projetos de acessibilidade na web ou por suas vozes e influências.

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