fbpx
  • sáb. nov 23rd, 2024

Coletivo de Pessoas Gagas questiona publicidade e aplicativo oferecido pela Samsung

ByJornalismo Diário PcD

jul 23, 2024
Coletivo de Pessoas Gagas questiona publicidade e aplicativo oferecido pela Samsung

Novo aplicativo movimenta organizações de pessoas gagas no Brasil e internacional. Mais de 60 organizações de gagueira ao redor do mundo assinam a carta

O aplicativo “Impulse” da Samsung tem sido objeto de críticas e questionamentos de grupos e organizações de autodefesa e ativismo para pessoas que gaguejam em âmbito nacional e internacional. A tecnologia promete promover a fala fluente através de impulsos táteis, mas os ativistas alegam que isso apenas perpetua estigmas em vez de ajudar.

Em resposta, algumas das principais figuras da comunidade de pessoas que gaguejam dos Estados Unidos escreveram uma carta aberta à Samsung sobre este aplicativo. Mais de 60 organizações de gagueira ao redor do mundo assinaram a carta, abordando dois aspectos principais: a estratégia de marketing da Samsung, que apenas perpetua o estigma; e o fato de terem desenvolvido um dispositivo baseado em um metrônomo, o qual sabemos há anos que não funciona na terapia para gagueira.

O marketing da empresa sugere que o app pode eliminar a gagueira sem oferecer evidências de apoio, utilizando linguagem estigmatizante. Essa abordagem é exploradora, especialmente porque o aplicativo é pago. Tratamentos eficazes devem ser baseados em evidências e não explorar os desejos das pessoas que gaguejam.

“A Samsung reforça a ideia de que apenas a fala fluente é valorizada. Nós, pessoas gagas, mostramos o contrário: a experiência da gagueira é diversa e não pode ser monitorada ou resumida por um aplicativo. Isso desumaniza a complexidade da diversidade humana,” avalia Alexandra Martins do grupo Vozes Gagas. Ela explica que outro erro foi ignorar o lema ‘nada sobre nós sem nós’, ao não se envolveram com a comunidade de pessoas que gaguejam no desenvolvimento desse aplicativo.

Nas redes sociais, Associações e grupos de pessoas gagas do mundo todo vem buscando assinaturas de organizações dos Direitos Humanos que queiram colaborar com a iniciativa.

Para assinar a carta entre em contato com a ONG Vozes Gagas pelo e-mail: vozesgagas@gmail.com

Publicações Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *