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  • qui. nov 21st, 2024

Programa ensina professores a identificar sinais de Deficiência Intelectual e Autismo em crianças nas escolas públicas do Brasil

Professor tem papel fundamental para estimular inclusão em sala de aula

Lançado pelo Instituto Jô Clemente (IJC), o programa de formação pretende auxiliar no diagnóstico precoce de alunos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil

O Brasil possui cerca de 18,6 milhões de pessoas acima de dois anos de idade com deficiência, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para que esse público tenha autonomia ao longo da vida, principalmente na fase adulta, a educação é fundamental. 

Embora a inclusão de pessoas com deficiência nas escolas tenha avançado em todo o país, ainda há muito a ser feito. Conforme o Censo Escolar de 2022, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste são consideradas as com maior vulnerabilidade social. Nestas localidades, há um número menor de qualificação profissional e crianças matriculadas em relação ao restante do Brasil. Elas concentram 49% de Centros de Educação Infantil (CEIs), com 31% de crianças matriculadas e 24% dos pedagogos ativos.

Nesse contexto, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, apresenta o programa de formação “Atenção Interdisciplinar no Desenvolvimento Infantil”. As aulas são online e têm o objetivo de fornecer ferramentas aos educadores da Educação nestas regiões a identificarem sinais e, assim, contribuírem para o encaminhamento das crianças a rede de atenção para que obtenham o diagnóstico de Deficiência Intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“A meta é capacitar 14.633 profissionais, ou seja, 70% do total de pedagogos existentes nos municípios dessas regiões. Dessa forma, o projeto pretende contribuir por meio de ferramentas teóricas e práticas, identificar precocemente sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual nas crianças,contribuindo assim para o diagnóstico precoce e, consequentemente, a promoção do desenvolvimento saudável e bem-estar destas crianças”, destaca Samanta Mazaroto Volpe, coordenadora do programa no IJC. 

O programa consiste em um curso online e gratuito de 76 horas, ministrado pelos profissionais do IJC, com aulas teóricas e práticas. São oito módulos atualizados regularmente e que abordam temas como: legislação e políticas públicas, desenvolvimento psicomotor e comunicação, entre outros. O curso conta com conteúdos de observação prática capturados na Creche Vila Monumento conveniada na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com crianças com e sem deficiência que permite o aprimoramento do olhar e da identificação dos sinais. Além disso, por meio da plataforma de aprendizagem, profissionais de todo o país podem aprimorar suas habilidades, compartilhar ideias, experiências e contarão também com um plantão de dúvidas..

“É muito importante que o professor tenha condições de avaliar os alunos, pois é na primeira infância que a criança mais se desenvolve. Com o diagnóstico precoce, é possível que esse aluno seja encaminhado para serviços adequados e receba o atendimento necessário para que possa se desenvolver no ambiente escolar”, ressalta Samanta.

Os profissionais que desejam participar do programa “Atenção Interdisciplinar no Desenvolvimento Infantil”, podem se inscrever pelo link até novembro de 2024. 

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar a sua Inclusão Social e a Defesa de Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com deficiência intelectual.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo, contemplando 7 doenças (toxoplasmose, a sétima doença, em implantação). É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente. 

Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Um dos nossos focos é apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos, serviços e novos modelos de negócio para a Organização.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC, o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.

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