fbpx
  • sex. set 13th, 2024

Aumentou o prazo para análise da concessão de ICMS em São Paulo para pessoas com deficiência

Aumentou o prazo para análise da concessão de ICMS em São Paulo para pessoas com deficiência

Pedidos de isenção de ICMS teve um aumento considerável em relação ao ano de 2023. Sefaz admite que prazo aumento para a resposta dos pedidos

As pessoas com deficiência que adquiriram um veículos 0km em São Paulo e buscam a isenção do ICMS – Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias estão precisando esperar um tempo maior para saber o resultado da solicitação.

Antes, de acordo com profissionais do setor de isenções, o prazo variava e o pedido era liberado em poucos dias, mas nas últimas semanas o tempo tem sido muito maior.

Ao Diário PcD, em nota oficial, a Assessoria de Comunicação do órgão informou que “o tempo médio de reposta do pedido foi de 16 dias corridos em 2023 e neste ano é de 19 dias corridos, o que dá um aumento de 19%. Os tempos apresentados são médios, significando que, em casos pontuais, pode haver um significativo aumento devido a situações específicas do pedido que exigem uma análise mais demorada ou mesmo a apresentação de novos documentos ou informações por parte do requerente”.

Também houve um aumento de 165% na busca da isenção do tributo. “Em 2023 foram apresentados 25.256 pedidos e neste ano, até 23/07/2024, 42.354, projetando-se um total de 66.870 pedidos para o ano inteiro”.

Mas, de acordo com o órgão, “estão em curso alterações administrativas que vão aumentar a eficiência no atendimento, sendo previsto que o prazo médio de reposta fique inferior ao observado no ano de 2023, com dispersão dos tempos em relação à média significativamente estreitada”.

Governo anunciou o “Fila Única” para otimizar processos à população

Em 12 de junho, a Secretaria de Fazenda de São Paulo havia anunciado o “Fila Única” que deveria otimizar processos à população.

De acordo com o órgão “a gestão do secretário Samuel Kinoshita dá mais um passo na modernização da administração tributária e fazendária com a implantação da Fila Única, projeto que unifica fluxos de trabalho das 18 Delegacias Regionais Tributárias (DRTs) situadas no estado de São Paulo. O objetivo é otimizar os processos e melhorar as operações desempenhadas pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).  O Fila Única, conforme Kinoshita, facilita a comunicação de melhorias, padronizações e automações de trabalhos repetitivos, tornando o trabalho fiscal mais eficiente e com foco em serviços de maior valor agregado. “A alteração permitirá maior eficiência na tramitação de expedientes e processos que se originam de demandas de empresas e da população”, completa Kinoshita. “O objetivo é reduzir os prazos de entrega dos serviços prestados pela Sefaz-SP com foco na satisfação dos contribuintes em geral.” 

Assim, a partir de 1° de julho, algumas atividades relacionadas a serviços prestados ao contribuinte serão realizadas em Unidades de Gestão Centralizadas (UGC´s). A Sefaz-SP já mantém a UGC-ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação). A novidade é a implantação das UGCs do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), do IBS/ICMS (Imposto sobre Bens e Serviços – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e da Cobrança. 

Mais informações: Portaria CAT 18, de 21-02-2013

Estabelece procedimentos para o reconhecimento da isenção do ICMS na aquisição de veículo automotor novo por pessoa com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista e na operação interna com acessórios e adaptações especiais para serem instalados em veículo automotor. (Redação dada à ementa pela Portaria CAT-98/17, de 11-10-2017; DOE 12-10-2017; vigor em 17-10-2017)

https://legislacao.fazenda.sp.gov.br/Paginas/pcat182013.aspx

4 thoughts on “Aumentou o prazo para análise da concessão de ICMS em São Paulo para pessoas com deficiência”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *