O produto vencedor oferece autonomia de escolha de bebidas em lata para pessoas com deficiência visual
O prêmio Innovation by Design 2024, da Fast Company, acaba de selecionar uma solução sustentável e com foco em acessibilidade como vencedora na categoria de Melhor Design da América Latina. Trata-se da colaboração inovadora entre a Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, e a Minalba Brasil, empresa do Grupo Edson Queiroz (GEQ), com consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, que resultou na primeira lata de alumínio do Brasil com descrição usando o sistema braile na tampa. A solução, projetada por uma equipe multidisciplinar da Ball, proporciona liberdade de escolha das bebidas em lata para consumidores com deficiência visual.
Adaptar o braile, tradicionalmente projetado para superfícies planas, para uma tampa de lata circular e curva, exigiu diferentes estudos e testes para garantir a legibilidade dos caracteres, bem como preservar a funcionalidade da embalagem e a segurança da bebida. Destacando o impacto positivo da inovação, a excelência em design foi uma prioridade para demonstrar o compromisso da Ball Corporation com a inclusão. Ao integrar o braile nas embalagens de bebidas, a empresa convida a indústria a repensar suas soluções e abre caminho para investimentos em acessibilidade.
“Recentemente, durante uma corrida onde as águas em lata da Minalba estavam sendo distribuídas, tive a oportunidade de conversar com uma mulher com deficiência visual e perguntei se a tampa com o braile era importante para ela, e ela respondeu que, além de importante, é essencial”, diz Camila Vila Verde, Gerente de Marketing e Novos Negócios da Ball para América do Sul. “A jornada para a inclusão real de pessoas cegas ou com baixa visão no processo de suas próprias escolhas de consumo é longa, e estamos muito felizes em dar a nossa contribuição”, completa.
“A Minalba Brasil trabalha constantemente para oferecer aos seus consumidores novas experiências de compra e consumo, investindo em inovação e tecnologia. Quando lançamos as primeiras latas de água mineral com descrição em braile na tampa, sabíamos que era só o começo de um movimento transformador para o mercado de bebidas brasileiro. Em 2024, estamos adotando a solução em todo nosso portfólio de latas, inclusive sendo novamente pioneiros ao trazer a solução na categoria de energéticos. O reconhecimento do Innovation by Design 2024 só reforça que estamos no caminho certo no compromisso com a diversidade e inclusão”, afirma Aélio Silveira, CEO da Minalba Brasil.