Entre os dias 19 e 23 de agosto, Anglo American, Belgo Arames, Fundação Dom Cabral (FDC), Hotmart e Grupo SADA realizam a 2ª edição integrada da Semana da Diversidade, com palestras online gratuitas e abertas ao público
Cinco organizações – Anglo American, Belgo Arames, Fundação Dom Cabral (FDC), Hotmart e Grupo SADA – uniram forças para sensibilizar e engajar a sociedade em relação ao papel do mundo corporativo na promoção da inclusão e da diversidade. A 2ª edição integrada da Semana da Diversidade, que vai ocorrer entre os dias 19 e 23 de agosto, contará com uma programação online gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas.
O início das atividades será marcado pela palestra “Coragem como um movimento de futuro: como questões de ESG e diversidade estão transformando a sociedade e as organizações”, promovida por Grazi Mendes, professora convidada da FDC e diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão na ThoughtWorks, no dia 19 de agosto, às 9h30, no Youtube do Grupo SADA.
Logo após a palestra, será realizado, no mesmo canal, um painel sobre inclusão e diversidade com a presença de Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil; Rodrigo Muchaqui, diretor de Employee Experience da Hotmart; Daniela Medioli, vice-presidente executiva do Grupo SADA; Marina Spínola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da FDC; e Ana Cristina Ervilha, diretora de TI da Belgo Arames. A mediação será de Elaine Terceiro, gerente de Inclusão e Diversidade da Hotmart.
Ao longo da semana, cada empresa irá promover ações com seus respectivos times de profissionais. Já no dia 23 de agosto, às 10h, por meio do Youtube da Anglo American no Brasil, será promovida a palestra “Transformando realidades do futuro: como pessoas e a Inteligência Artificial (IA) influenciam a diversidade e inclusão”. O evento, também aberto para todos os públicos interessados, terá a participação de Moisés Marques, consultor de Diversidade da CorAll; Elaine Terceiro, gerente de Inclusão e Diversidade da Hotmart; com mediação de Sara Murssa, diretora de Pessoas e Organização da Anglo American.
“Por acreditarmos que as pessoas estão no centro de tudo que fazemos, o respeito às diferenças faz parte da nossa estratégia de negócios e desejamos nos aprofundar cada vez mais nessa agenda, a qual está diretamente ligada ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas. A inclusão e a diversidade no mundo dos negócios garantem a variedade de visões e vozes, o que coloca em evidência uma gama mais ampla de inovações e soluções criativas em vista de melhores resultados”, ressalta Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil.
“Na FDC, temos um compromisso com a diversidade, equidade e inclusão que nos impulsiona a acompanhar as transformações da sociedade com mais agilidade. E também ficamos cada vez mais capazes de estarmos ao lado das lideranças e das empresas para ajudá-las na gestão da diversidade, na construção de ambientes seguros em que as pessoas realmente importam”, afirma Marina Spínola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da FDC.
“Ver a potência de empresas deste porte somando forças na discussão da pauta de diversidade e inclusão é muito gratificante. Na Belgo, temos o compromisso em ampliar cada vez mais nossas iniciativas para garantir um ambiente cada vez mais justo, equânime e diverso. A soma de forças de empresas tão representativas mostra a importância do debate e da agenda conjunta para fortalecermos a discussão na sociedade”, complementa a diretora de TI da Belgo Arames, Ana Cristina Ervilha.
Programação aberta da Semana da Diversidade
19 de agosto – 9h30 – no Youtube do Grupo SADA
Palestra: “Coragem como um movimento de futuro: como questões de ESG e diversidade estão transformando a sociedade e as organizações”
Palestrante: Grazi Mendes, diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão na ThoughtWorks
Transmissão de evento presencial com convidados na sede da Hotmart, em Belo Horizonte.
Após a palestra, painel com lideranças da Anglo American, Fundação Dom Cabral (FDC), Belgo Arames, Hotmart e Grupo SADA
Painelistas: Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil; Rodrigo Muchaqui, diretor de Employee Experience da Hotmart; Daniela Medioli, vice-presidente executiva do Grupo SADA; Marina Spínola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da FDC; Ana Cristina Ervilha, diretora de TI da Belgo Arames; e Elaine Terceiro, gerente de Inclusão e Diversidade da Hotmart (mediação)
23 de agosto – 10h – no Youtube da Anglo American no Brasil
Palestra: “Transformando realidades do futuro: como pessoas e a Inteligência Artificial (IA) influenciam a diversidade e inclusão”
Palestrantes: Moisés Marques, consultor de Diversidade da CorAll; Elaine Terceiro, gerente de Inclusão e Diversidade da Hotmart; e Sara Murssa, diretora de Pessoas e Organização da Anglo American (mediação)
Os links das transmissões pelo Youtube estarão disponíveis aqui.
Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.
Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.
Como produtora responsável de cobre, níquel, metais do grupo da platina, diamantes (por meio da De Beers), minério de ferro de qualidade premium e carvão metalúrgico para siderurgia, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.
Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.
Sobre Fundação Dom Cabral
A FDC é uma escola de negócios brasileira com mais de 47 anos, que ocupa, no Ranking de Educação Executiva 2024 do Financial Times, a 5ª posição, no mundo, em Programas Abertos, que são oferecidos para indivíduos, e a 10ª em Programas Customizados, que são desenvolvidos para empresas Oferece uma abordagem educacional diferenciada: o UNI(CO), que cria experiências consistentes, contínuas e com impacto positivo em seus três pilares de atuação: Educação Executiva, Acadêmica e Social para pessoas, organizações e o mundo. Consegue combinar em sala de aula: inteligência com afetividade, rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social, mostrando o seu jeito de fazer educação. Sempre acompanhando as transformações globais, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.
Cerca de 50 mil pessoas passaram pela instituição em 2023. No âmbito da Educação Social, o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação. A escola também tem o portal Seja Relevante, que democratiza o acesso a conteúdos proprietários e a informações relevantes sobre carreira, gestão, negócios e impactos positivos.
Sobre a Belgo Arames
A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.
A empresa trabalha num modelo de governança do tema Diversidade e Inclusão Organizado em Grupos de Afinidades, com 6 pilares: Equidade de Gênero, Equidade Racial, LGBTI+, Pessoas com Deficiência, Gerações, e Migrantes em Situação de Vulnerabilidade.
Em 2024, pelo segundo ano consecutivo foi reconhecida como uma das Melhores Empresas para pessoas LGBTI+ trabalharem no Brasil, pelo ranking da pesquisa do Programa Global de Equidade no Trabalho da Human Rights Campaign Foundation (HRC), desenvolvida em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
Além disso, também figura pelo segundo ano consecutivo entre as empresas brasileiras mais inclusivas, segundo a pesquisa Ethos/Época de Inclusão, realizada pelo Instituto Ethos. Em 2024, das 52 empresas selecionadas nos destacamos no Top 3 na categoria Bens de Capital.
Desde 2021, está presente no ranking Lugares Incríveis para Trabalhar, iniciativa do UOL e Fundação Instituto de Administração (FIA) que destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre seus empregados.