Iniciativa da Associação Paraolímpica de Campinas (APC) recebe o apoio da FEAC
Pessoas entre 07 e 25 anos são o público-alvo do Projeto Esporte Social (PES). A iniciativa da APC tem como objetivo ampliar o acesso ao esporte a crianças, adolescentes e jovens de Campinas, interior de São Paulo. O atletismo é a modalidade de destaque no projeto, que terá dois núcleos de atuação, no São Bernardo e no DIC VI.
O PES vai contemplar 240 alunos do município, sendo 30% das vagas voltadas para pessoas com deficiência, atendidas por alguma entidade assistencial de Campinas ou matriculadas em escolas públicas. Pelo menos 1.200 pessoas serão beneficiadas indiretamente com o projeto, que tem duração de 12 meses e vem com a missão de garantir e ampliar o acesso à prática esportiva. Luiz Marcelo Ribeiro da Luz, diretor geral do projeto, explica que o impacto do PES deverá ser sentido também a longo prazo. “Estamos formando uma consciência esportiva, reforçando a importância da prática de esportes e democratizando o acesso às modalidades. Hoje, estamos garantindo o direito de 240 pessoas à prática esportiva e a ideia é que o esporte seja mantido na rotina de cada uma delas”, reforça o diretor.
O PES é inclusivo e agregador por natureza, sendo um dos grandes destaques o fato de manter na equipe o mesmo número de homens e mulheres atuando com os alunos. “A contribuição das mulheres para o esporte é fundamental e está mais do que comprovado para os brasileiros diante dos resultados dos Jogos Olímpicos. Esporte é inclusão e é assim que tem que ser”, pontua Luiz Marcelo.
As pessoas interessadas em fazer parte do PES devem buscar diretamente os núcleos de atuação, localizados nos bairros São Bernardo e DIC VI. O núcleo São Bernardo fica na Praça de Esportes Argemiro Roque, na Av. João Batista Morato do Canto, 390. Já o núcleo DIC VI fica na Praça de Esportes Emil Rached, na Rua Nelson Barbosa da Silva, s/n.
Sobre a Associação Paraolímpica de Campinas (APC)
Entidade não governamental de Campinas, que busca através do fomento e desenvolvimento de atividades esportivas, contribuir para a formação global de pessoas com deficiência na perspectiva da inclusão social desde 2007.