O município de Guariba, no interior de São Paulo, foi um dos destaques no evento de reconhecimento aos territórios parceiros
O município de Guariba, no interior de São Paulo, foi um dos destaques no evento de reconhecimento aos territórios parceiros, realizado pelo Instituto Ayrton Senna, no dia 25 de julho em São Paulo. O evento, que também celebrou os 30 anos do Instituto, reuniu educadores, gestores e representantes de mais de 80 cidades brasileiras que se destacaram pelo compromisso com a educação. Os participantes ressaltaram as conquistas na área educacional ao longo dos últimos anos e defenderam a importância das parcerias para a melhoria da educação pública.
Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, abriu o evento parabenizando todos pelos avanços. “O Ayrton nasceu com um potencial. Ele estava lá, mas precisou de oportunidades e atitudes, como garra, disciplina, determinação, perseverança e todas as competências socioemocionais que estamos falando aqui há mais de 10 anos. Todos nascemos com um potencial e precisamos de oportunidades e atitudes certas para alcançarmos o nosso propósito. Estamos todos aqui porque acreditamos que é possível fazer isso a partir da educação”, afirmou.
Avanços educacionais em Guariba
Com aproximadamente 40 mil habitantes, Guariba tem na agricultura, especialmente no cultivo da cana-de-açúcar, sua principal fonte de renda. A Rede Municipal de Ensino conta com 21 unidades escolares, sendo 8 delas atendidas pelo Programa Gestão Nota 10 do Instituto Ayrton Senna. O programa é coordenado pela Adele Mara Verde Corradini, juntamente com a Secretária de Educação, Vivian Maria Sgarbosa Machado de Mello.
O Programa Gestão Nota 10 assegura a qualidade da aprendizagem por meio do fortalecimento das lideranças nas escolas e da participação dos profissionais em formações continuadas. O objetivo é integrar as unidades escolares como instituições autônomas, garantindo o ingresso, a permanência e o sucesso de todos os alunos.
Em Guariba, o Programa Gestão Nota 10 foi implantado em 2010, e desde então, tem demonstrado um impacto positivo em diversos aspectos, como a frequência de alunos e professores, o cumprimento do calendário escolar, a alfabetização dos alunos nos anos iniciais e a redução da distorção idade/série. Esses avanços se refletiram positivamente nos indicadores das avaliações externas, como SAEB e SARESP.
“Nada disso seria possível sem essa parceria que, ao longo de todos esses anos, nos ajudou a construir a nossa história. Nossa gratidão e reconhecimento ao Instituto Ayrton Senna”, expressou Vivian Maria Sgarbosa Machado de Mello, Secretária Municipal de Educação.
Compromisso com a continuidade
O evento de reconhecimento do Instituto Ayrton Senna não só celebrou os avanços conquistados, mas também reforçou o compromisso com a continuidade das ações em prol de uma educação de qualidade. “Nosso objetivo é continuar transformando vidas através da educação, e acreditamos que, com o apoio de parceiros comprometidos, conseguiremos alcançar essa meta, disse Ewerton Fulini, vice-presidente do Instituto, que acrescentou: “O Instituto Ayrton Senna sempre prezou por uma educação de qualidade e inovadora para transformar os problemas educacionais do Brasil. Seguimos frentes no propósito de transformar vidas e é com nosso DNA de inovação que continuaremos olhando para o futuro em busca de uma educação pública de qualidade”.
Sobre o Instituto Ayrton Senna
O Instituto Ayrton Senna trabalha pela transformação de vidas por meio da educação pública de qualidade. Desde 1994, inspirados pelo legado do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, o Instituto aplica conhecimentos para levar programas educacionais inovadores para escolas públicas, impactando cada vez mais crianças e jovens do Brasil. Por meio da pesquisa, da mobilização social e projetos educacionais aplicados em escala, acelera a qualidade da educação pública para impulsionar o potencial que cada estudante tem de alcançar sua própria linha de chegada. Em 30 anos de história, já realizou mais de 36 milhões de atendimentos a crianças e jovens em 3 mil municípios brasileiros. Para saber mais, acesse o site https://institutoayrtonsenna.org.br/