Primeiro website acessível do Brasil com 100% de acessibilidade e linguagem simples é um dos vencedores do Prêmio Líderes de Acessibilidade
O Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão das pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, ganhou o Prêmio Líderes de Acessibilidade pela sua contribuição para uma comunicação mais inclusiva por meio do primeiro website acessível do Brasil. Ao lado de outros três projetos e personalidades, o caso de sucesso do IJC foi reconhecido na tarde de 8 de agosto, durante o Link – Festival Digital de Acessibilidade, na categoria Melhores Iniciativas de Acessibilidade Digital.
“A linguagem simples é uma estratégia essencial dentro da Comunicação Inclusiva e da Garantia de Direitos, pois facilita a comunicação ao apresentar informações de forma clara, objetiva e acessível a todas as pessoas, independentemente de suas capacidades cognitivas ou culturais. O prêmio reforça o compromisso do IJC com a inclusão, acessibilidade e oportunidade a todos, principalmente pessoas com Deficiência Intelectual, Autismo, pessoas com baixo letramento, crianças e idosos”, destaca Priscilla de Arruda Camargo, gerente de Marketing, Comunicação e Voluntariado do Instituto Jô Clemente (IJC).
A versão acessível a todos os públicos do portal do IJC foi ao ar em setembro do ano passado e, devido à adoção da linguagem simples, tornou-se um importante instrumento de inclusão digital. Embora seja de fácil entendimento, não quer dizer que as palavras difíceis de entender foram excluídas; elas são explicadas para a compreensão das pessoas por meio da Linguagem Simples.
A Linguagem Simples é um conjunto de práticas, instrumentos e pictogramas usados para retirar barreiras na comunicação, assim como transmitir informações de maneira simples e objetiva, a fim de facilitar a compreensão de textos. Uma comunicação é simples quando a pessoa que lê o texto ou escuta a mensagem, consegue entender o conteúdo de forma fácil, sem precisar reler o texto várias vezes ou pedir explicações para outra pessoa.
Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)
O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar a sua Inclusão Social e a Defesa de Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o Emprego Apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com Deficiência Intelectual.
Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo, contemplando 7 doenças (toxoplasmose, a sétima doença, em implantação). É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente.
Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Um dos nossos focos é apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos, serviços e novos modelos de negócio para a Organização.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC, o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.