Seminário realizado pelo Alana em cooperação com UNESCO no Brasil, Instituto Rodrigo Mendes, Globo e Ministério da Educação reunirá especialistas, educadores e ativistas para trocas e aprendizados sobre educação inclusiva
Em 1994, a Declaração de Salamanca estabeleceu diretrizes importantes para a educação inclusiva. Agora, 30 anos depois, é hora de celebrar esse marco para o fortalecimento de escolas mais inclusivas e refletir sobre os princípios, políticas e práticas que vêm transformando a educação.
Venha participar do seminário “30 anos da Declaração de Salamanca: Conquistas e Desafios para a Educação Inclusiva”, que vai reunir especialistas, educadores e ativistas para um dia inspirador de trocas e aprendizados. Organizado pelo Alana em cooperação com a UNESCO no Brasil, Instituto Rodrigo Mendes, Globo e Ministério da Educação, este evento é uma oportunidade de se conectar com quem está transformando e fortalecendo a educação no Brasil.
Data: 10 de setembro
Horário: 9h30 às 16h30
Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília
Formato: Híbrido (Presencial e transmissão ao vivo no YouTube do MEC e Conviva Educação)
Site: Link
Durante o evento, o Alana, em cooperação com a UNESCO no Brasil, lança o relatório executivo da pesquisa “Educação inclusiva e a formação continuada de professores: aprendizados nacionais e internacionais”, feito a partir de um estudo encomendado aos pesquisadores Luzia Lima-Rodrigues e David Rodrigues, da Vindas Educação Internacional (Portugal).
O relatório analisa políticas, práticas e estruturas organizacionais criadas para a implementação da formação continuada de profissionais para a educação inclusiva de oito casos: três no Brasil — Maracanaú (Ceará), Pinhais (Paraná) e Santos (São Paulo) —, além de Buenos Aires (Argentina), Glasgow (Escócia), Comunidade Autônoma Valenciana (Espanha), Portugal e Uruguai.
Para inscrição, acesse aqui o link.
Confira a programação:
09h às 09:30 | CAFÉ e Credenciamento |
9h30 às 9h45 | Mestre de cerimônias – Pedro Neschling FALAS DE ABERTURA: Alana, UNESCO no Brasil, Globo, Instituto Rodrigo Mendes, Ministério da Educação |
9h45 às 11h | Internacional | A Declaração de Salamanca como marco para uma educação especial na perspectiva inclusivaJerónima Sandino Ceballos – Especialista em Educação Inclusiva e Inovação Educacional da OREALC – Escritório Regional da UNESCO para América Latina e Caribe. De Salamanca até hoje: avanços e desafios dos últimos 30 anos no contexto brasileiroZara de Figueiredo – Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão/MEC Políticas intersetoriais para fortalecer o direito à educação inclusiva |Anna Paula Feminela- Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência /MDHC Sociedade civil e o direito à educação inclusiva nas instâncias internacionais |Alana Moderação: Flávia Cintra – jornalista Debate e rodada de perguntas |
11h às 12h | Lançamento da publicação: Formação continuada de professores e o fortalecimento da educação inclusiva | Luzia Mara Lima-Rodrigues – Professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal David Rodrigues – Professor da Universidade de Lisboa, Conselheiro Nacional de Educação, Portugal |
12h às 14h | ALMOÇO (oferecido no evento) |
14h às 15h30 | Nacional | A Educação Inclusiva no Brasil e os direitos das pessoas com deficiência O PNE e o papel dos legislativo na efetivação da educação inclusivaTeresa Leitão – Senadora (PE) O papel dos estados no fortalecimento da educação inclusivaRepresentante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) O papel dos municípios no fortalecimento da educação inclusiva | Alessio Costa Lima – Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Implementando princípios, políticas e práticas Luciana Viegas – Diretora Executiva do movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI) Moderação: Marta Avancini, jornalista e representante da Federação Síndrome de Down |
15h30 às 16h30 | Perspectivas para a política educacional inclusiva Políticas de inclusão e o Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com DeficiênciaAlexandre Mapurunga – Diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva/Secadi/MEC Colhendo resultados e apontando novos desafios: dados para educação inclusiva Rodrigo Hübner Mendes -Superintendente do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) Participação social e defesa da inclusão | Sociedade civil Educação inclusiva na práticaDeives Picáz – Influenciador, ativista e Conselheiro do Educa2030, do Pacto Global da ONU Moderação: Lara Souto – Professora Rodada de debate e perguntas |
16:30 às 17h | CAFÉ DE ENCERRAMENTO |