fbpx
  • qui. nov 21st, 2024

Fábrica de Cultura recebe capacitação para a inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo

Fábrica de Cultura recebe capacitação para a inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo

Em parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC), os funcionários das unidades de Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha, Jaçanã, Osasco, Capão Redondo, Jardim São Luís, Diadema e Iguape participarão de atividades de formação com foco na Educação Inclusiva

Neste mês, o Instituto Jô Clemente (IJC), referência nacional na inclusão das pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, deu início à parceria para a formação e capacitação dos funcionários da Fábrica de Cultura – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Com previsão para término em dezembro, serão realizadas 178 horas de formações, palestras, acompanhamento das atividades e assessoria in loco, com o objetivo de promover mais acessibilidade e ampliar a cultura inclusiva das atividades desenvolvidas em oito unidades da Fábrica de Cultura: Brasilândia, Vila Nova Cachoeirinha, Jaçanã, Osasco, Capão Redondo, Jardim São Luís, Diadema e Iguape.

“O trabalho a ser desenvolvido mescla Reabilitação e Educação Inclusiva. Esses são espaços que promovem diversas atividades artísticas e, para a inclusão social das pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Autismo, é preciso que os funcionários estejam preparados e capacitados para receber e incluir”, destaca Victor Martinez, supervisor do serviço de Educação e de Longevidade do Instituto Jô Clemente (IJC).

“A formação contínua em acessibilidade e cultura inclusiva com o Instituto Jô Clemente (IJC) é essencial para o Programa Fábricas de Cultura. Nossas unidades são 100% inclusivas e os arte-educadores e arte-educadoras trabalham com grupos mistos, idades diversas e diferentes tipos de deficiência. Essas formações enriquecem nossas práticas e amplia o alcance dos cursos que oferecemos”, relata a supervisora Artístico-pedagógica, Adriana Guidotte, que participou do primeiro encontro de formação.

Sobre o Instituto Jô Clemente (IJC)

O Instituto Jô Clemente (IJC) é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que há mais de 63 anos promove saúde e qualidade de vida às pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras, além de apoiar a sua Inclusão Social e a Defesa de Direitos, disseminando conhecimento por meio de pesquisas científicas. Com o pioneirismo e a inovação como premissas, propicia o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias sobre os direitos das pessoas com Deficiência Intelectual.

Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório do Instituto Jô Clemente (IJC) é o maior do Brasil em número de exames realizados e oferece, atualmente, 100% do Teste do Pezinho Ampliado na rede pública do município de São Paulo, contemplando o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças, incluindo dezenas de condições raras e quase 70% dos exames do Teste do Pezinho no Estado de São Paulo, contemplando 7 doenças (toxoplasmose, a sétima doença, em implantação). É também um centro de referência no tratamento de fenilcetonúria, deficiência de biotinidase e hipotireoidismo congênito, doenças detectadas no Teste do Pezinho que podem evoluir para a Deficiência Intelectual se não tratadas corretamente. 

Além disso, o IJC produz e difunde conhecimento sobre Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. Um dos nossos focos é apoiar e desenvolver projetos de pesquisa aplicada, tecnológica e de inovação, em parceria com órgãos públicos ou privados e instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de gerar conhecimento para estudos, informações para as pessoas, produtos, serviços e novos modelos de negócio para a Organização.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5080-7000 ou pelo site do IJC, o 1º do Brasil com 100% de acessibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *