A Iniciativa é do grupo Vozes Gagas em parceria com a Parada do Orgulho da Pessoa com Deficiência. A bandeira será entregue para pessoas gagas.
No dia 21 de setembro, em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Praça Roosevelt, em São Paulo, será o cenário da 2ª edição da Parada do Orgulho PCD, que terá como tema deste ano “Sônia Livre”. Uma das novidades do evento será a Lojinha Parada PCD, onde serão vendidos itens como bottons, adesivos e bandeiras de mesa, com toda a renda destinada ao apoio das ações do grupo.
Entre os produtos disponíveis, estarão também artigos como a arte da bandeira do Orgulho Gago. Criada em 2022 pelo grupo Dysfluent, a bandeira simboliza as variações naturais da gagueira: às vezes suave, outras vezes mais intensa, mas sempre em constante movimento.
Alexandra Martins, Diretora de Comunicação da Parada PCD, conseguiu autorização para comercializar a bandeira no evento, marcando sua primeira aparição pública no Brasil. “A venda dessa bandeira convida o público a se tornar aliado da causa da gagueira, afirmando que as vozes gagas são legítimas e importantes”, comenta Alexandra. “Além disso, no mês de outubro é celebrado o Orgulho Gago, então nada melhor do que celebrar com informações e afetos”, complementa. Durante o evento, a bandeira será distribuída gratuitamente a pessoas gagas, reafirmando o compromisso da Parada com a visibilidade de outras deficiências ocultas.
SONIA MARIA DE JESUS – A edição busca dar visibilidade à história de Sonia Maria de Jesus, uma mulher negra com deficiência auditiva, que há mais de 40 anos vive em condições análogas à escravidão na casa de um desembargador em Santa Catarina.
CELEBRAÇÕES E CONQUISTAS – O evento também marca o primeiro ano da Parada, que teve sua estreia em setembro de 2023 e já passou por várias capitais brasileiras, como Salvador, Recife, Brasília e Belo Horizonte. A previsão é que a Parada chegue ao Rio de Janeiro em novembro deste ano.
SERVIÇO
2ª Parada PCD de São Paulo
Praça Franklin Roosevelt, s/n – Bela Vista, São Paulo
Sábado, 21 de setembro
Concentração a partir das 10h
Parada do Orgulho PCD Brasil